O armador pinheirense Jonas Buffat, de apenas 21 anos, foi convocado para a seleção brasileira de basquete que está em Buenos Aires para a primeira etapa das eliminatórias das Américas para a Copa do Mundo de 2023. Buffat foi chamado para o lugar de Rafa Luz, lesionado no joelho em partida do Bilbao pela Liga ACB, da Espanha.
O Brasil enfrentará o Chile nos dias 26 e 27 de novembro, às 18h10 e 19h10, respectivamente, na bolha montada pela FIBA em Buenos Aires, na Arena Obras Sanitárias. As duas partidas terão transmissão ao vivo da ESPN Brasil. Os jogos marcam o início da caminhada de Gustavo De Conti como técnico da seleção. De Conti, que também dirige o Flamengo, já esteve na comissão técnica do Brasil de 2012 a 2016, e assumiu a equipe para o ciclo olímpico até os Jogos de Paris, em 2024.
O Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e voltará a jogar em 25 e 28 de fevereiro de 2022, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das eliminatórias.
Forma de disputa
As 16 seleções das Américas são divididas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E, e os Grupos B + D formam o Grupo F.
As equipes classificadas carregarão os resultados da primeira fase, e jogarão apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete seleções das Américas.
A Copa do Mundo acontecerá entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia como sedes. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte, formando novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para os playoffs a partir das quartas de final.
Foto: Jonas Buffat (ECP / Ricardo Bufolin)