Após quase um mês do embarque do primeiro grupo de atletas brasileiros para Portugal, na Missão Europa, o programa de treinamento idealizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), mais atletas viajam neste final de semana para se juntar ao grupo. A primeira etapa contemplou representantes das modalidades de: judô, natação, nado artístico, ginástica artística, ginástica rítmica, vela e boxe.
Neste segundo grupo que se juntará aos 74 atletas que já seguem treinando forte em Portugal, o tênis de mesa passa a ser uma das novas modalidades. Outra grande novidade será o nadador João Gomes Jr. que irá se juntar ao grupo dos outros 11 representantes da natação pinheirense que viajaram com o primeiro grupo.
João já havia sido convocado para participar da Missão Europa e também deveria ter viajado no dia 17 de julho, mas após ter testado positivo para Covid-19 teve a sua ida adiada. O atleta que apresentou apenas sintomas leves no início, manteve-se em isolamento social em sua casa. Nesta terça-feira (4) após ter repetido o exame de PCR e ter testado negativo, ele foi liberado e embarcará para Portugal neste sábado.
“Os sintomas que eu tive foram perda de olfato e de paladar por um período de 24 horas. No dia seguinte, já tinha os dois sentidos de volta normalmente. Após a confirmação, segui em casa e sem qualquer tipo de sintoma. Foram dias de expectativa para que o exame saísse e eu pudesse dar continuidade ao meu planejamento. Procurei ter o máximo de calma e tranquilidade neste tempo todo, sempre apoiado por minha equipe multidisciplinar”, comenta o nadador.
Vale ressaltar que assim que desembarcar em solos internacionais, ele ficará em quarentena de 48 horas até sair o resultado dos testes que ele também realizará quando chegar em Portugal. “Viajarei na madrugada de sábado. Chegando lá, faremos mais dois dias de quarentena no hotel para em seguida realizar outra vez o exame e estar apto para os treinamentos, que ainda definiremos o plano certinho”.
A previsão é que a equipe de nadadores que foi definida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para participar da Missão Europa, permaneça em Rio Maior, em Portugal, até o dia 29. Entre os dias 14 e 16, a equipe participará do Meeting de Loulé, no mesmo país.