A Escolinha do ECP completa 74 anos este mês. Criada e idealizada pela educadora Lucy Delduque, foi uma das primeiras escolas dentro de um clube
As atividades do Jardim de Infância, com ensino para crianças de 3 a 6 anos, tiveram início em 1º de junho de 1945 com apenas dois alunos: Beatriz e João Paulo de Arruda Filho. Este número logo aumentou e, no fim daquele ano, a Escolinha era aberta para filhos de associados e crianças da comunidade local.
O primeiro espaço de aulas foi a cobertura de madeira ao lado das piscinas e depois a Casa dos Barcos (onde hoje se localiza o CCR). Em 1962, um novo espaço foi cedido à Escolinha, ao lado do Lago, mais apropriado para as atividades. E em 1969, as aulas passaram a ser realizadas em seu atual prédio.
O número de alunos só aumentou ao longo dos anos, fruto de um trabalho pedagógico focado em práticas construtivistas, com os objetivos básicos: educação da emoção, educação da autoestima, desenvolvimento da solidariedade, da tolerância, da segurança, e habilidade de trabalhar frustrações. E, acima de tudo, garantir o espaço do brincar, tão necessário para o pleno desenvolvimento infantil e uma das premissas de Tia Lucy.