fbpx

Informativo quinzenal – 03/11

PARA REFLETIR

A meditação diminui a ansiedade e pode trazer grandes benefícios para a saúde mental. Já ouviu falar em meditação para ansiedade? A prática pode trazer inúmeros benefícios para a saúde mental, entre eles, diminuir o estresse e tornar a pessoa menos ansiosa no dia a dia.

Benefícios da Meditação
Os efeitos da meditação já são cientificamente comprovados. Estudos mostram que muitos dos benefícios são imediatos, como redução dos níveis de estresse, aumento da capacidade de concentração e memorização.
O que muitos não imaginam é que a meditação também ajuda no desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico-matemático. Portanto, meditar é uma prática que auxilia tanto no trabalho de quem atua na área de Ciências Exatas quanto de Humanas.
Entre os efeitos da meditação também estão a redução da violência, equilíbrio no campo emocional e redução da ansiedade generalizada. Isso significa que você se tornará uma pessoa mais calma e com maior domínio das suas emoções.
Além disso, as sensações durante a meditação vão muito além da mente. Meditar pode levar à redução de dores crônicas e aumentar a imunidade. Isso comprova que a prática é essencial para a saúde do corpo e do cérebro.

Como praticar a meditação
A prática da meditação consiste em ter foco na atenção e produção do relaxamento muscular, ao mesmo tempo em que o pensamento lógico é reduzido. Existem diversos métodos de meditação. Cérebro e meditação estão diretamente conectados, pois todos os métodos envolvem a mente e exigem concentração total no que está sendo feito.
O primeiro passo para praticar a meditação consiste em reservar um momento para desligar-se completamente das tarefas, conversas e pensamentos. É preciso encontrar um local calmo para a prática. Em seguida, é preciso encontrar uma posição confortável para ficar durante todo o processo. O próximo passo está relacionado com o controle da respiração, que deve ser profunda, puxando o ar com a barriga e o tórax, sempre soltando lentamente.
Por fim, a meditação chega ao ápice: o foco na atenção. Neste momento, é preciso evitar “dar corda” para os pensamentos, que certamente virão. O papel de quem está meditando é observar o que está passando pela mente chegar e partir, sem reflexões, apenas concentração na respiração.

Como lidar com o estresse
Além de meditação para ansiedade e estresse, existem outras formas de lidar com estes problemas que nos cercam em nosso dia a dia. Entre as técnicas para lidar com o estresse estão: controlar a respiração, aceitar o que não se pode mudar, ocupar a mente com coisas prazerosas e úteis, dormir bem, não buscar a perfeição e estipular momentos para relaxar.

VAMOS INSERIR A MEDITAÇÃO NOS NOSSOS DIAS
Com amor e paciência Regina

AÇÕES MANTIDAS NO JARDIM DE INFÂNCIA
Desinfecção de todas as salas diariamente e pulverização com solução aquosa de ozônio às 7h00 e às 12h00;
Desinfecção de todos os brinquedos utilizados pelas crianças;
Uso de máscaras e protetores faciais por toda equipe da escola;
Acolhimento das crianças e famílias, mantendo os horários e quantidade de crianças já determinados;
Continuamos cumprindo as determinações da Diretoria Regional de receber 20% do total de crianças por período.

FOTOS DE ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELAS CRIANÇAS NA ESCOLA