Depois de começar o ano reunidas com atletas da seleção brasileira, no camping realizado em Pindamonhangaba, as judocas do Pinheiros tiveram o seu primeiro compromisso com a seleção sênior neste final de semana, o Grand Slam de Paris.
Seis judocas representaram o Clube: Eleudis Valentim e Larissa Pimenta estiveram entre as brasileiras que mais se destacaram, ambas terminando com o sétimo lugar.
Larissa, de apenas 19 anos é a caçula da equipe e fez sua estreia em etapas de Grand Slam, mas não se intimidou diante de adversárias mais experientes. Ela iniciou suas disputas em Paris com duas vitórias por ippon nas preliminares, derrotando Evelyne Tschopp, da Suíça, e Yangying Wu, da China. Nas quartas, no entanto, acabou sendo imobilizada por Nina Esteo Linne, da Espanha, e na repescagem também acabou sendo superada por Astride Gneto, da França, nas punições (3-1).
Defendendo a mesma categoria Eleudis acabou tendo o mesmo desempenho da companheira de clube. Começou com vitória sobre Tinka Easton, da Austrália, e Charline Van Snick, da Béligica, mas nas quartas acabou perdendo para Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia. Já na repescagem caiu por ippon para vice-campeã olímpica Odette Giuffrida, da Itália, que lhe rendeu o sétimo lugar.
No meio-pesado, o melhor desempenho foi de Samanta Soares, que venceu sua primeira luta contra a chinesa Kaili Zhang, mas caiu nas oitavas para a atual vice-campeã olímpica Audrey Tcheumeo, da França. Entre as pesados, Maria Suelen Altheman começou bem, com vitória sobre Valentine Marchand, da França, mas sucumbiu à eslovena Anamari Velenseki, que foi bronze no Rio 2016 no 78kg. Beatriz Souza perdia por um waza-ari no duelo com Shiyan Xu, da China, buscou o empate, mas sofreu o segundo waza-ari e parou na primeira rodada.
A equipe permanecerá na França nesta semana para treinamento de campo e seguirá para a Áustria, onde lutará o Aberto de Oberwart, no próximo sábado. Será a segunda da série de três competições seguidas que a seleção feminina fará em fevereiro. O último compromisso será o Grand Slam de Dusseldorf, na Alemanha, onde o Brasil terá também os homens na disputa. A competição acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.