Com a equipe masculina adulta e as infantis feminina e masculina, o Clube inicia nesta quinta com as disputas do Infantil e vai em busca de mais um título brasileiro e destaques no individual geral
Praia Grande (SP) – Começa oficialmente nesta quinta-feira (15) o Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística Adulto e Infantil. Pela primeira vez a competição está sendo sediada no litoral paulista, na cidade de Praia Grande (SP) e vale os títulos por equipe e no individual geral. Tendo tradição na competição, o Esporte Clube Pinheiros que ficou com a vitória nas cinco últimas edições com a equipe adulta masculina, vai em busca do hexacampeonato.
Recém-chegados de Lima, onde fizeram parte da equipe que disputou os Jogos Pan-Americanos, que teve sua melhor campanha na história da competição, Francisco Barreto Jr. e Arthur Nory estão entre os pinheireses veteranos. Chico conquistou três medalhas de ouro no Pan, um feito inédito entre os brasileiros e Nory além de garantir o ouro junto com a equipe, também voltou para casa com mais duas pratas.
E tendo como exemplo estes nomes já consagrados, as equipes infantis do Pinheiros também vieram reforçadas para a competição que vale o título brasileiro para o Clube. Os jovens ginastas serão os primeiros a abrir a competição na manhã desta quinta-feira (15) a partir das 9h. No feminino, praticamente toda a equipe fará sua estreia em uma competição nacional, exceto Julia Aparecida Bastidas da Silva, que já é veterana no Brasileiro e inclusive teve um bom desempenho na última edição.

A jovem ginastas, que hoje está com 12 anos, conta que começou a praticar a modalidade aos 5 anos, a partir dos 7 passou a representar as cores do Pinheiros e que seus principais aparelhos são trave e solo. No início deste ano também pode viver uma experiência muito útil para sua carreira de atleta, tendo participado de um camping de treinamento no Rio de Janeiro com a seleção brasileira feminina adulta de ginástica artística. Ela revela como costuma tentar ajudar as mais novas e de que forma tenda controlar a ansiedade antes de uma competição importante como esta.
“Eu procuro sempre escutar as dicas dos técnicos e tentar ajudar as outras meninas. E quando dá aquele friozinho na barriga, eu lembro dos meus melhores momentos e procuro repetir eles”.
Compondo a equipe infantil masculina, Eduardo Cintra Belli (11) que tem como especialidade o individual geral, também tem boas chances de fazer uma boa competição. Tendo iniciado na ginástica artística na sua cidade natal, Paulínia (SP) aos 5 anos, ele passou a fazer parte da equipe pinheirense há quase dois anos. E neste período já acumulou títulos importantes como o de campeão pan-americano interclubes, campeão por equipe no infantil e um 3º lugar no individual geral infantil.
Dudu como é conhecido, conta que seus aparelhos favoritos são argolas, paralelas e barra e também revela como costuma se comportar nas competições e onde pretende chegar.
“A gente até olha os amigos competindo a série que eles estão fazendo, mas na hora que você vai fazer se concentra no seu. É legal também treinar ao lado dos adultos e participar da competição com eles. Um dia ainda quero participar de uma Olímpiada”.
No total o Pinheiros tem 24 atletas representando o Clube no Brasileiro de Ginástica, sendo a equipe adulta masculina composta por 6 ginastas, a infantil masculina por 7 e a infantil feminina por 8. Além disso, dois ginastas vieram disputar na categoria adulta masculina e uma ginasta na adulta feminina, apenas pelo individual geral. A competição vai de quinta-feira (17) a domingo (18) no Ginásio Falcão, na Praia Grande (SP).
Confira a programação:
Quinta-Feira (15/08)
09h00 as 12h50: Competições Obrigatórias das Equipes Infantis (masculina e feminina)
14h30 as 16:30: Treinos da Equipe Adulta Masculina
20h00 as 21:40: Treinos da Equipe Adulta Feminina
Sexta-Feira (16/08)
09h00 as 12h00: Treinos das Equipes Infantis (masculina e feminina)
13h00 as 18:00: Competições Classificatórias da Equipe Adulta Masculina
18h30: Premiação Individual Geral (masculino adulto)
19h40 as 21:45: Competições Classificatórias da Equipe Adulta Feminina
22h00: Premiação Individual Geral (feminio adulto)
Sábado (17/08)
09h00 as 12h50: Competição Livre das Equipes Infantis (masculina e feminina)
13h10: Premiação Por Equipes/Individual e por Aparelhos (Equipes Infantis)
14h30 as 16:30: Treinos das Equipes Adultas (masculina e feminina)
Domingo (18/08)
10h00 as 13h00: Competições das Equipes Adultas (masculina e feminina)
13h20: Premiação das Equipes Adultas (masculina e feminina)

