Final de semana repleto de conquistas pinheirenses

O Clube confirmou mais quatro atletas para os Jogos de Tóquio, além de atuações eficientes de outros já classificados

Seja na briga por vaga nos Jogos Olímpicos ou buscando ritmo e intensificando a preparação para Tóquio, os pinheirenses seguem a todo vapor em várias modalidades. Exemplo disso, foram os resultados de competições que aconteceram neste fim de semana (05 e 06/6), em que atletas do Clube comemoram resultados e confirmações de vagas.

Remo

Cláudia Santos e Jairo Klug, ambos do remo paraolímpico, participaram neste sábado (5) da Regata de Gavirate, na Itália, seletiva para Tóquio. Cláudia venceu a final, garantindo a vaga no single skiff na classe PR1. A pinheirense já havia vencido a primeira regata quinta-feira (03) e no sábado confirmou o favoritismo, sagrando-se campeã e garantindo a vaga paraolímpica.

Jairo conquistou a vaga no barco quatro com misto PR3, com a segunda colocação na final ao lado de Ana Paula Souza, Diana Barcelos e Valdeni Silva com o timoneiro Jucelino Silva.

O remo do Esporte Clube Pinheiros conta com os apoios de: UNIP, CBC – Comitê Brasileiro de Clubes, Lei de Incentivo ao Esporte, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania.

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Natação

Após a seletiva da natação realizada em abril, no Rio de Janeiro, onde o Pinheiros classificou oito atletas para Tóquio, alguns nadadores ficaram na “repescagem”, aguardando uma possível vaga para compor as equipes de revezamento. Após participação na repescagem mundial de revezamentos, encerrada em 31 de maio, a Federação Internacional de Natação confirmou neste sábado (5/6) a convocação dos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley misto do Brasil.

No 4x100m livre feminino, a pinheirense Ana Vieira integrará a equipe brasileira ao lado de Etiene Medeiros, Stephanie Balduccini e Larissa Oliveira, após a quarta colocação e com o tempo de 3m38s59. No 4x100m medley misto, Giovanna Diamante irá se juntar a mais dois nadadores do Pinheiros que já haviam conquistado vaga em suas provas individuais: Guilherme Basseto e Felipe Lima, além de Larissa Oliveira, do Flamengo). A equipe se classificou na terceira colocação, com 3m45s51. Classificavam-se os quatro primeiros tempos da repescagem.

Foto: Ricardo Bufolin

Ginástica Artística

Também neste final de semana (04 a 06/6) aconteceu no Rio de Janeiro o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, que contou com a participação dos pinheirenses Arthur Nory e Francisco Barreto Jr. No primeiro dia a missão foi comprida com os brasileiros conquistando o título por equipe, ao somar 251.450.

O Brasil já tem vaga garantida em Tóquio pelo resultado do Mundial de 2019 na Alemanha, mas a competição serviu para buscar a quinta vaga por equipes. Vale ainda destacar que a vaga é do País e não do atleta, cabendo a CBG – Confederação Brasileira de Ginástica, definir os quatro atletas que irão compor a equipe e quem competirá individualmente.

Pelos resultados que possuem e a constante presença na seleção brasileira, Nory, campeão mundial na barra fixa e medalha de bronze no solo, nas Olímpiadas de 2016, e Chicão, quinto colocado na barra fixa, também nos Jogos do Rio e ganhador de três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, são dois fortes candidatos e nomes quase certos para integrar o time que irá representar o País em Tóquio.

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Atletismo

No atletismo, Érica Sena é outra pinheirense que já possui índice e tem participação em Tóquio garantida nos 20km da marcha atlética. A atleta competiu neste sábado e ganhou a medalha de bronze no 34º GP Internacional de Marcha Cantones de La Coruña, na Espanha. Esta foi a primeira competição do Challenge de Marcha Atlética da World Athletics em 2021. Érica completou os 20 km em 1h28m44s e com o resultado assumiu a liderança do ranking brasileiro da temporada.

A marchadora é uma das promessas de resultado em Tóquio, com retrospecto a qualifica entre as principais atletas. Ela foi quarta colocada nos Mundiais de Londres-2017 e de Doha-2019. Recentemente conquistou também a medalha de prata nos 20.000 m do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em Guayaquil, no Equador.


Nosso site utiliza cookies para personalizar sua experiência e ao navegar você aceita o uso deles. Saiba mais em nossa política de privacidade.