Fim de semana foi promissor para o Atletismo Pinheirense

Foto: Alison dos Santos: Kevin Morris

Com resultados no exterior e no Sub-20 Brasileiro, Alison Santos e Leonardo de Jesus são exemplos da juventude promissora do Clube

Ratificando o trabalho desenvolvido desde a base até o alto rendimento, o Pinheiros demonstrou neste final de semana que está no rumo certo. O Clube esteve representado no lugar mais alto do pódio em duas competições, uma no exterior e outra em território nacional. Alison Santos, 20 anos, foi o campeão dos 200m com barreiras no Adidas-Boost Boston Games, nos Estados Unidos. Leonardo de Jesus, 19 anos, venceu os 800m do Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20 no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

Alison Santos

O resultado de Alison neste domingo (23), mesmo em prova “não-olímpica”, os 200m com barreiras, foi mais um passo importante na preparação para os Jogos de Tóquio. O pinheirense venceu com 22s12, depois de superar o norte-americano Amere Littin, que completou a prova em 22s18.

Considerado uma das grandes promessas deste ciclo, o barreirista já tem índice confirmado nos 400m com barreiras para os Jogos de Olímpicos.  Intensificando sua preparação, Alison está desde março em um Camping Internacional de Treinamento e Competições em Chula Vista, San Diego.

Neste período, bateu o recorde sul-americano dos 400m com barreiras e obteve a melhor marca do ano no Ranking Brasileiro da prova, com o tempo de 45s78. O resultado inclusive garantiu a ele a convocação para completar a equipe do 4x400m misto do Brasil no Mundial de Revezamentos, que aconteceu no início de maio na Polônia, com ele sendo fundamental para a conquista da medalha de prata para o Brasil.

O próximo desafio para Alison será a etapa de Doha, no Catar, da Liga Diamante, o principal circuito de competições da World Athletics, na próxima sexta-feira (28/5).

Foto: Wagner Carmo – CBAt

Leonardo de Jesus

Federado há apenas quatro meses, Leonardo Santos de Jesus, disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro Sub-20 em grande estilo. O jovem meio fundista venceu a prova dos 800m neste sábado (22) com 1m50s78. Com o resultado, sagrou-se campeão brasileiro na categoria até 19 anos e garantiu também o índice para participar do Mundial e do Campeonato Pan-Americano na mesma categoria.

No começo do ano, a convite do treinador Clodoaldo do Carmo, ex-atleta na mesma prova, ele se registrou na Federação Paulista de Atletismo pelo Pinheiros. Mal sabia que aceitar o convite lhe renderia frutos tão rapidamente. “Estou muito feliz com a vitória. Até há pouco tempo não poderia imaginar isso. Meu objetivo era fazer uma marca ainda melhor, mas corri sozinho, puxando o ritmo e isso é difícil”, comemorou o atleta.

E mesmo tendo a sensação de que poderia ter feito melhor, com o resultado Leonardo ratificou os dois índices: do Mundial do Nairóbi, no Quênia, de 17 a 22 de agosto e do Campeonato Pan-Americano de Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro. Antes, porém, correrá o Troféu Brasil de 10 a 13 de junho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

O atletismo do Pinheiros conta com a parceria das marcas: Unilever, Unip, 3M e Performance Nutrition, além do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes, Lei de Incentivo ao Esporte e outros incentivos governamentais