Esporte Clube Pinheiros é o campeão do Troféu Brasil de Atletismo 2016

Por apenas dois pontos e meio, equipe paulista interrompe sequência de 14 anos da BM&F e conquista o título nacional

O dia 3 de julho de 2016 já é histórico para o Atletismo do Esporte Clube Pinheiros. Depois de 46 anos, o clube paulista conquistou o título da principal competição nacional da modalidade. Este é, também, o primeiro título do Pinheiros no atual formato do Troféu Brasil, quebrando uma hegemonia de 14 anos da equipe de São Caetano do Sul (BM&F Bovespa).

Com 463 pontos, a conquista foi emocionante, por apenas dois pontos e meio de vantagem sobre o segundo colocado, a BM&F, que alcançou 460,5. “Estou muito feliz por ver a equipe do Pinheiros campeã. Nós retornamos para as competições do Atletismo em 2004 e eu tive a honra de estar à frente desse projeto. Para nós, provavelmente, é a principal conquista dos últimos anos. O Atletismo é um esporte que tem nosso total apoio, nas categorias principais e na base. Além desse título histórico, devemos ter em torno de 15 representantes do nosso Atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e isso é motivo de muito orgulho, pois é o resultado de um trabalho integrando diversas áreas do clube e já pensando nos ciclos de 2020 e 2024. O presidente Roberto Cappellano é um esportista, e tem dado todo o seu apoio para que o Pinheiros siga mantendo sua tradição como o principal formador de atletas olímpicos do País”, comemorou o diretor de esportes do Clube, Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira.

A confirmação do título veio apenas na última prova da competição, o revezamento 4x400m masculino. A equipe do Pinheiros, formada por Kleberson Davide, Hederson Estefani, Anderson Machado e Peterson dos Santos bateu na frente, com o tempo de 3m03s70, garantindo a festa pinheirense.

Joana Costa por WagnerCarmo/CBAt

Um pouco antes, a pinheirense Joana Ribeiro Costa do Salto com Vara também fazia história, conquistando índice para a primeira Olimpíada de sua carreira, aos 35 anos. Joana saltou para 4.50 metros e obteve o índice necessário, além da prata na prova. “Eu estava lutando muito para isso e acreditava que pudesse acontecer. Comecei no Atletismo com 12 anos e pratico o Salto com Vara desde os 17 anos, então é muita emoção. Agora vou ter que cancelar minha inscrição como voluntária, já que vou poder ir para os Jogos Olímpicos como sempre sonhei, competindo”, disse Joana.

Na final do arremesso do peso feminino, a pinheirense Geisa Arcanjo confirmou seu índice para os Jogos, vencendo a prova com a marca de 17.79 metros. Keely Medeiros ficou com o bronze, com arremesso de 16.40. Já nos 200m feminino, Kauiza Venâncio também garantiu seu lugar nos Jogos do Rio de Janeiro, vencendo a prova com o tempo de 22.93, seguida de perto por Rosângela Santos, também do Pinheiros e classificada para as Olímpiadas, com 23.20.

Ao final desta última competição classificatória para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Pinheiros tem 16 representantes do Atletismo com índice para os Jogos. A convocação oficial da equipe brasileira será anunciada ainda hoje pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Fotos: Ricardo Bufolin e Wagner Carmo/CBAt (Fotos de Joana Ribeiro Costa)


Nosso site utiliza cookies para personalizar sua experiência e ao navegar você aceita o uso deles. Saiba mais em nossa política de privacidade.