fbpx

Escolha a arte marcial mais adequada para você

Muita gente busca na prática de uma luta a alternativa para praticar uma atividade física, já que além de ajudar a manter a forma, lutar também ajuda a reduzir o estresse, melhora a coordenação motora, entre outros benefícios. Há diversas opções de arte marcial para praticar no Clube. Conheça um pouco sobre cada uma e avalie com qual delas você mais se identifica.

Judô
O judô é um esporte olímpico, criado por Jigoro kano, originado de uma arte marcial japonesa o Ju-jutsu que era praticada pelos samurais. Pode ser praticado por todas faixas etárias é o esporte que mais desenvolve coordenação motora e os aspectos físicos e mental. A UNESCO declarou o judô como o melhor esporte inicial formativo para crianças e jovens de 4 a 21 anos e o COI Comitê Olimpíco Internacional como o esporte mais completo.

Tae kwon do
De origem coreana, tem como característica mais fluidez e beleza nos movimentos, com uma variedade mais rica destes e sem tanta preocupação com a defesa pessoal em si mesma. Para isso, exigem muita disciplina. O Tae kwon do trabalha mais os membros inferiores, o que resulta em grande perda calórica.

Karatê
Com ênfase em socos e chutes, mas sem a graciosidade de movimentos das modalidades anteriores, é, assim como o judô, indicado para crianças, adolescentes ou adultos. Ensina mais o ataque que a defesa. Como exige muitos movimentos de pernas, é uma das lutas que tem mais perda calórica. O Karatê também traz mais do que uma prática física e também ensina conceitos da filosofia oriental: mais do que apresentar socos e pontapés, mostra um caminho para a pessoa se tornar melhor.

Jiu-Jitsu
Se você busca, acima de tudo, técnicas de defesa pessoal, o Jiu-Jitsu pode ser a opção mais adequada. A especialidade desta arte marcial é desvencilhar-se de golpes desferidos pelo adversário, imobilizando-o e usando sua força contra ele próprio, sendo que grande parte dos movimentos são no chão. Por requerer mais técnica do que força, o Jiu-Jítsu é indicado para pessoas com tipo físico menos avantajado, já que o maior não é necessariamente o mais forte.

Muay Thai
Arte marcial singular de origem tailandesa, tem se popularizado bastante no Brasil nos últimos anos, tanto entre homens quanto entre mulheres. Trabalha tanto braços quanto pernas, em movimentos ordenados e direcionados. Aprende-se a usar partes duras do corpo, como joelhos, calcanhares e cotovelos, como verdadeiras armas em um combate – por isso, também é muito indicado para quem quer ficar bom de briga.