Érica Sena faz prova consistente e é top 15 na Marcha Atlética nos Jogos Olímpicos de Paris

Érica Sena. Foto: Wagner Carmo/CBat

Atleta do E.C. Pinheiros tem o melhor desempenho entre as brasileiras; chinesa Jiayu Yang liderou a prova de ponta a ponta

Érica Sena, da marcha atlética, deu o start do atletismo do Pinheiros nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na manhã desta sexta-feira, dia 01 de agosto. Aos 39 anos, após a prova, a atleta anunciou a despedida olímpica.

A alta temperatura na capital francesa, que no momento da competição registrava 24ºC e 70% de umidade relativa do ar, colaborou para o desgaste das atletas.  Na prova, a chinesa Jiayu Yang disparou na frente e, apesar da queda de ritmo no final, fez o percurso de ponta a ponta, garantindo o ouro com 1:25:54. A prata ficou com a espanhola Maria Perez, 1:26:19, e o bronze a australiana Jemima Montag, 1:26:25.

Com a atleta chinesa liderando com folga, os demais atletas se dividiram em outros dois pelotões, com a brasileira Érica Sena no segundo pelotão. A atleta Pinheirense cruzou a metade da prova, 10km, na 15ª posição, com o tempo de 43:53, +0:47 de distância para a líder chinesa. Na passagem dos 15km, Érica ganhou mais uma posição, saltando do 15º para o 14º lugar, +1:52 de distância para a líder.

Nos últimos 5km, a atleta do Pinheiros chegou a ganhar duas posições, mas perdeu uma e terminou a prova em 13º, com o tempo de 1:29:32, com distância de +3:38, em relação à chinesa campeã da prova. Érica foi a melhor brasileira na disputa: Viviane Lyra terminou na 18ª posição, com o tempo de 1:30:31 e Gabriela de Sousa na 36ª posição, com 1:35:50.

“Eu tive apoio da minha equipe e da minha família, que me ajudou e eu pude voltar a treinar. Hoje encerro meus últimos Jogos Olímpicos muito feliz, com coração cheio de gratidão. Minha evolução foi muito grande, brigar por uma medalha em Tóquio foi histórico. Agora o Brasil é uma potência na marcha. Pela primeira vez com uma equipe completa, é extraordinário. Ganhamos uma medalha olímpica, a primeira, então é só comemorar”, disse em entrevista à imprensa.