Equipe comemora a conquista do ouro no último dia de campeonato


No quarto e último dia do Campeonato Brasileiro Interclubes de Esgrima, o espírito de equipe dominou o ginásio, e a equipe masculina 1, formada pelos atletas Fábio Salles, Murilo Garrigos e os pinheirenses Bruno Pekelman e Enrico Pezzi, levaram a melhor representando o estado de São Paulo no embate contra o time gaúcho, classificado em terceiro lugar na categoria sabre masculino. O segundo lugar também teve pinheirense. Os atletas Erico Pato e Gabriel Vasques dividiram o pódio com os colegas do Paulistano, Henrique Garrigos, Rafael Lee, levando para casa a medalha de prata.

“Estou extremamente contente com o resultado de hoje e com meus parceiros de equipe. Para mim, importa muito ter em quem confiar dentro e fora de pista”. Erico completa: “No Clube a gente treina com as mesmas pessoas todos os dias, mas nesse campeonato, nós pudemos compartilhar experiências, torcer e jogar juntos. Ficou um ambiente de união entre os atletas”.

O técnico de sabre do Esporte Clube Pinheiros e da Seleção Brasileira, Alkhas Lakerbai, aponta que a infraestrutura e apoio multifuncional que o Clube proporciona ajudam nas conquistas dos resultados positivos dos atletas de alto rendimento: “Todos chegaram muito bem preparados e em boa forma para disputar esse campeonato. Mas além de toda a preparação física, trabalhamos a tática de jogo, como a autonomia de ler o adversário, a coragem para mudar a estratégia durante o combate e a criatividade para fazer uma ação diferente. Há uma frase que diz ‘Esgrima é um jogo de xadrez na velocidade da luz’, e isso mostra que às vezes é preciso mudar o plano porque os nossos adversários também fazem a lição de casa”.

A equipe feminina também não ficou para trás. Formada por Mariana Hauschild, Laura Papaiano, Carolina Brecheret e a pinheirense Bia Bulcão, o time garantiu a vitória paulista no campeonato brasileiro, competindo o florete feminino. Bia, mais uma vez, subiu ao primeiro lugar do pódio e falou sobre o sentimento de levar mais um ouro para casa: “Faz muito tempo que a gente não ganha essa prova por equipes e eu queria muito ganhar. Mesmo cansada, a equipe jogou muito bem e mostramos que São Paulo também é forte no florete. Quero mais competições no Clube, me deu sorte!”, brinca.

Sobre a temporada de resultados positivos, o preparador técnico, Márcio Bernardino conta que a preparação foi boa para um ano com competições nacionais e internacionais. “Tentamos equalizar bem o calendário para todos e chegar às principais provas do ano da melhor forma possível, e deu certo. Nós conseguimos obter ótimos resultados e o saldo da temporada é muito positivo. Agora entramos num período de reflexão para iniciarmos bem a próxima, que começa cedo para os cadetes juvenis, e mais adiante para os adultos”, afirma.


O orgulho de jogar em casa

Para os esgrimistas Pinheirenses, poder jogar o brasileiro em casa, perto da família e com o apoio da torcida, aumentou ainda mais o sentimento de felicidade e orgulho dos atletas. Além disso, para muitos, a familiaridade de jogar no ambiente onde treinam todos os dias, também ajuda na motivação de trazer a vitória para casa. O sentimento também é de matar a saudade para os mais velhos, e de novidade para os mais novos, já que o último campeonato sediado no Clube foi em 2006.

O diretor da modalidade de Esgrima do Esporte Clube Pinheiros, Maurício Viana, comentou sobre a realização do campeonato em casa: “Tivemos um retorno muito positivo dos nossos atletas e dos clubes parceiros que jogaram conosco. Mas o melhor de tudo foi a conquista das nossas medalhas e o sentimento de ganhar em casa. “Foi muito gratificante! Aproveito para agradecer todo o apoio da nossa diretoria e dos outros esportes que dividiram o espaço com a gente. Muito obrigado”, declara.

Confira todos os resultados da competição aqui.

Foto: João Raposo /ECP