Em reportagem especial no site da World Athletics, adversários elogiam pinheirense Alison dos Santos

Alisson dos Santos, campeão mundial em Oregon-2022 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 nos 400m com barreiras ganhou reportagem com opiniões de seus principais rivais na Liga Diamante

Alison dos Santos, do Esporte Clube Pinheiros, campeão mundial dos 400m com barreiras em julho, em Oregon, nos Estados Unidos, é destaque no site da World Athletics desta terça-feira (23/8). Em artigo assinado pelo jornalista irlandês Cathal Dennehy, a história do atleta paulista, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, é contada em detalhes.

O profissional abre o texto com a opinião dos dois maiores adversários de Piu, como Alison é conhecido: o campeão olímpico e recordista mundial Karsten Warholm, da Noruega, e Rai Benjamin, dos Estados Unidos, prata em Tóquio e em Oregon.

“Ele tem sido enorme”, disse Warholm, sétimo colocado em Eugene, depois de uma lesão no tendão calcâneo no meio da temporada. “Ele está correndo e ganhando muita autoconfiança. Eu sei o que é preciso para correr esse tipo de tempo e, embora eu quisesse que fosse eu, estou feliz por ele”.

Benjamin, que ficou com a prata com um desempenho surpreendente, após perder várias semanas de treinamento devido a lesões e uma crise grave de Covid-19, disse que “Alison está carregando os eventos nas costas, agora”.

Se seus rivais foram gentis na derrota no Mundial, Alison foi igualmente gentil na vitória, ao observar como o tempo de Warholm em Tóquio mostrou a ele onde é possível chegar. “Se ele pôde correr 45 segundos, eu, Benjamin e outros caras também podemos. Vamos sonhar com esse dia e fazer acontecer”, projetou o pinheirense. 

Nenhum brasileiro havia conquistado o ouro no Campeonato Mundial ao ar livre. A saltadora com vara Fabiana Murer era a única mulher a chegar ao topo do pódio, em 2011. Alison sabe que essa vitória pode ser um divisor de águas para o atletismo do País. “Eu sou o primeiro cara e isso é incrível, abrir a porta para que outras possam ver que é possível. Eles podem vir aqui e ganhar. Isso não é impossível”.

Invicto nos 400 m com barreiras na Liga Diamante-2022, Piu está treinando e Birmigham, na Grã-Bretanha e volta a competir em 2 de setembro na etapa de Bruxelas, na Bélgica. Ele já está classificado para a final do principal circuito de competições da WA, em 8 e 9 de setembro em Zurique, na Suíça.

 

Confira reportagem do site da World Athletics

 

Foto: Alisson dos Santos (CArol Coelho/ CBAT)


Notícias do atletismo →