Em noite de Raulzinho, Pinheiros vacila e é superado por Brasília no NBB

No primeiro  jogo em casa, armador faz grande partida, mas os erros levaram a jovem equipe ser superada

 

Nem mesmo a excelente atuação do armador Raulzinho, segundo cestinha do jogo com 23 pontos, além de quatro assistências, dois rebotes e duas bolas recuperadas, mais a boa atuação de Reynan (17 pontos, sete rebotes e uma assistência), não salvaram o Pinheiros de ser superado. Jogando na noite desta quinta-feira (31), no Poliesportivo Henrique Villaboim, o Azul e Preto perdeu para Brasília por 75 a 89 (34 a 49), em partida válida pela sétima rodada da fase de classificação da Liga Nacional de Basquete NBB Caixa 2024/25. Agora, a equipe pinheirense tem três vitórias e quatro derrotas na competição.

Outra boa atuação de Raulzinho, mas não evita derrota para Brasília. Foto: Ricardo Bufolin/ECP

Foi um jogo pegado, mas sempre com o domínio de Brasília. O que além de ótima defesa sobre os homens ofensivos pinheirenses, teve uma noite feliz de Daniel Von Haydin que só no primeiro tempo fez 15 pontos, acertando três bolas seguidas de três pontos.

No segundo tempo, quando acertava defensivamente, os erros ofensivos dão mais chances para a equipe de Brasília, que geralmente aproveitava os contra-ataques ou arremessos da meia distância. A boa defesa fez até o Azul e Preto ficar com possibilidade de vitória, quando abaixou para dois pontos (62 a 64).

“Infelizmente perdemos pelos nossos erros e pelo adversário que fez uma grande partida. Eles estudaram muito bem nosso jogo e os jogadores cumpriram. Foi mais um jogo para aprendizado que não podemos seguir cometendo. Agora é descansar nas próximas horas e já pensar no jogo de terça-feira (5) contra o São Paulo”, analisou o técnico Vitor Galvani.

 

“A nossa defesa foi bem, mas tivemos alguns vacilos, onde eles cresceram acertaram bola de três, nosso ataque bons e ruins e tudo isso conta no final do jogo etudo isso contribuiu para sairmos derrotados”, disse o ala/armador Reynan, segundo cestinha pinheirense na partida.

Outra diferença no jogo foi nos rebotes, com o Pinheiros apanhando 39 bolas, sendo nove de ataque, contra 44, sendo 12 de ataque do time de Brasília.

Jogaram e marcaram para o Pinheiros: Fran Farabello (11 pontos, sete rebotes e uma assistência), Fidelis (oito pontos, cinco rebotes e três assistências), Jimmy (sete pontos e cinco rebotes), Bernardo (quatro pontos e quatro rebotes) , Agapy (dois pontos e quatro rebotes) e Pastre (três pontos e um rebote).

Reynan: “cometemos erros diante de um adversário que não perdoa”. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

 

O JOGO

 

Primeiro período –   Raulzinho, Jimmy, Reynan, Fidelis e Bernardo foi o quinteto que começou a partida pelo Pinheiros. E os primeiros dois pontos pinheirenses foram de Raulzinho. Em menos de cinco minutos ao levar uma parcial de 7 a 14, o técnico Vitor Galvani foi obrigado a pedir tempo. Sem consistência defensiva, a diferença chegou a 11 pontos (10 a 21) para o time de Brasília. Com três pontos de Raulzinho, o primeiro período terminou com sete pontos para o time de Brasília: 18 a 25.

Segundo período – Com três pontos de Pedro Pastre (21 a 29), mas Daniel Haydin, na sequência acertou sua terceira bola de três e colocou novamente Brasília em 11 pontos na frente (21 a 32). E aumentou para 24 a 40, sem o time pinheirense encontrar o equilíbrio defensivo e com dificuldades no ataque. E com uma parcial de 16 a 24, a primeira etapa do jogo terminou: 34 a 49 para Brasília.

Terceiro período – Com uma parcial de 7 a 0, o Pinheiros entrou no jogo, após três pontos de Raulzinho: 41 a 49. 51 a 57, com uma parcial de 20 a 10, faltando 19 segundos, a diferença ficou cinco pontos, mas a parcial final do período foi de 20 a 13 e a diferença ficou em oito pontos para o time brasiliense: 54 a 62.

Quarto período – Com um começo arrasador, e com uma parcial de 6 a 2, após duas bandejas em jogada individual de Fidelis, a diferença ficou em apenas dois pontos: 62 a 64, obrigando o técnico brasiliense a pedir tempo, com pouco mais de dois minutos. Mas o bom time de Brasília soube aproveitar os erros do Azul e Preto, fez uma parcial de 27 a 21 para vencer o jogo em 89 a 75.

LIGA NACIONAL 2024/25

Primeiro Turno – Fase de classificação

 

RESULTADOS

12/10 –  EC Pinheiros 68×67 Pato Basquete

14/10 – CA Paulistano 80 x 62 EC Pinheiros

21/10 – Vasco da Gama 62×65 EC Pinheiros

24/10 – Botafogo FR 67×80 EC Pinheiros

26/10 – Flamengo FR 66x61 EC Pinheiros

29/10 – Pinheiros 67×77 Minas TC

31/10 – EC Pinheiros 75×89 Brasília Basquete

 

JOGOS DO MÊS DE NOVEMBRO

Dia 05/11 –  20 horas (terça-feira)

São Paulo x EC Pinheiros

Local – Ginásio do São Paulo FC

 

Dia 11/11 – 20 horas (segunda-feira)

EC Pinheiros x Sesi Franca

Local – Poliesportivo Henrique Villaboim

 

Dia 14/11 – 20 horas (quinta-feira)

EC Pinheiros x Bauru Basket

Local – Poliesportivo Henrique Villaboim

 

Dia 28/11, 20 horas (quinta-feira)

Corinthians Paulista x EC Pinheiros

Local – Ginásio Wlamir Marques