Contando com atuação de ginasta do Pinheiros, Brasil termina em quarto no DTB Pokal Team

A seleção brasileira de ginástica artística viajou na última semana para Stuttgart, na Alemanha, para disputar a DTB Pokal Team, evento que contou com a chancela da FIG (Federação Internacional de Ginástica). Com as equipes feminina e masculina, a delegação contou com 22 integrantes entres: ginastas, comissão técnica, departamento médico e dirigentes.  Francisco Barretto Júnior e Cristiano Albino, atleta e técnico pinheirense, estavam entre os convocados.

Na sexta-feira (15) as equipes participaram do qualificatório, com o feminino classificando em primeiro lugar e o masculino em terceiro, ambos avançando para as finais. No total os meninos obtiveram a nota geral de 245,500 pontos. Chico, como é conhecido, contribuiu para que o time chegasse ao resultado, tendo uma boa nota no cavalo com alça (13,400).

As disputas finais masculinas, que aconteceram no domingo (17), foram bem acirradas com o time brasileiro brigando ponto a ponto com Japão e Alemanha. O Brasil acabou ficando em quarto lugar, mas com uma diferença muito pequena das três primeiras colocações.

Mesmo fora do pódio, os brasileiros mostraram um ótimo desempenho, com atuações individuais que fizeram a diferença no resultado em conjunto. No caso do ginasta do Pinheiros, houve uma boa contribuição em dois aparelhos: vencendo o cavalo com alças (13,900) e ficando em terceiro na barra fixa (14,166).

Apesar do torneio não ter contado pontos para o ranking que ajudará na classificação dos ginastas para a Olimpíada de Tóquio-2020, foi considerado estratégico pela CBG – Confederação Brasileira de Ginástica para o planejamento da temporada, principalmente por acontecer na mesma sede do próximo Campeonato Mundial, em outubro.