Comitê ECP Contingências – Comunicado 02

O Comitê ECP Contingências mantém o monitoramento constante que os impactos sociais, de saúde pública e financeiros da pandemia COVID-19 causam na nossa sociedade, principalmente com a suspensão das atividades do Clube.

É certo que a suspensão de nossas atividades reduz, por um lado, importantes receitas do Clube, mas também reduz, por outro, despesas variáveis, que tem relação direta com a frequência de pessoas no Clube, como por exemplo, água, energia, gás. Há um extenso conjunto de variáveis que precisam ainda ser avaliadas para permitir a projeção do patamar de receitas e despesas do Clube durante esse período de paralisação.

Várias ações já foram tomadas para a redução de despesas como reflexo do fechamento para o público frequentador, especialmente em contratos de prestadores de serviços, técnicos e atletas.

Mesmo diante de tantas incertezas, mas diante da inegável gravidade da situação, a Diretoria tem atuado de forma responsável e em conformidade com nossos ordenamentos, Estatuto Social, Regulamento Geral e Regimentos, garantindo a segurança jurídica e a saúde financeira do Clube.

O cumprimento de nossos ritos internos, os cuidados com as formalizações e com rastreabilidade de nossas ações permanecem os mesmos. São condutas ligadas à transparência e à prestação de contas, temas que nem nos piores cenários seriam flexibilizados, afinal esta é a nossa prática desde que assumimos a gestão.

Especialistas sinalizam para a forte possibilidade da necessidade de se manter o isolamento social por um bom período. Cientes de que isso causará impactos na vida financeira, sejam das pessoas físicas ou jurídicas, o Comitê permanece trabalhando em alternativas que possam ser utilizadas para minimizar as dificuldades que associados possam ter para manter o vínculo associativo com o Clube.

O momento é de união e de solidariedade, mas também de grande responsabilidade com o patrimônio e a correta aplicação dos recursos do Clube.

Neste sentido, comunicamos o novo conjunto de ações.

PORTAL ECP – CONTAS ABERTAS
Até o próximo dia 20, disponibilizaremos um novo portal no qual estarão disponíveis as informações relativas às nossas receitas e despesas durante o período de suspensão das atividades, em contas específicas. Todos os associados – a exemplo do que já acontece com o orçamento aprovado – poderão acompanhar os reflexos deste período de paralisação em nossas receitas e despesas. Será, também, um canal para que todos possam contribuir com sugestões para novas medidas de contenção, caso sejam necessárias.

Em virtude do feriado da Páscoa, o vencimento do boleto da contribuição social de abril ocorre em 13/04/2020.

Nos dias seguintes teremos as primeiras sinalizações sobre possíveis tendências para essa que é a principal receita para pagamento das despesas correntes.

Somente nesta ocasião, será possível estimar a redução de nossas despesas variáveis, como por exemplo, água, energia e gás, além dos impactos sem as receitas de todas as taxas e dos bares e restaurantes e as primeiras sinalizações para o novo equilíbrio orçamentário. Isto é, saberemos com maior precisão se a queda das receitas foi acompanhada pela redução nas despesas, pelas ações já tomadas e também pelas novas medidas sobre os gastos com pessoal, que comunicaremos a seguir.

Convidamos a todos para que acompanhem pelo Portal ECP Contas Abertas, as informações sobre os impactos financeiros da pandemia. A disponibilização de informações sobre a execução orçamentária já é prática consolidada nesta gestão e, neste período excepcional, de paralisação de nossas atividades, o portal trará as informações de forma segregada para o fácil acesso e visualização.

Pelo período em que perdurar a suspensão de nossas atividades, o Comitê ECP Contingências manterá o portal atualizado com as medidas tomadas e, principalmente, com os resultados financeiros e impactos observados nas receitas e despesas do Clube. Registramos que, especialmente nesse momento tão delicado para todos, debates políticos não devem contaminar a correção no trato com o patrimônio dos associados, que é o Esporte Clube Pinheiros.

Redução de Carga Horária para o Quadro de Pessoal
Desde o dia 16/03/2020, realizamos a redução progressiva do time de profissionais presentes, priorizando os pertencentes aos grupos de risco.

Dos cerca de 1.600 colaboradores diários, entre funcionários CLT e terceirizados, estamos com menos de 200 funcionários presentes em nossas instalações. Os funcionários operam com todos os aspectos de proteção individual, suporte e monitoramento da área médica para suas atividades, uso de transporte próprio, em sua maioria, entre outros cuidados diários.

Os funcionários estão dedicados às atividades de segurança patrimonial, conservação, manutenção e obras em andamento, cuja paralisação seria prejudicial ao processo de retomada de nossas operações.

O Clube aplicará a menor redução possível dentro do limite legal, isto é, a de 25% sobre a carga horária e salários atuais dos funcionários durante o período da pandemia para os que estão trabalhando em home office ou em banco de horas, garantindo o emprego de todos os nossos profissionais, ato de obrigatoriedade e de responsabilidade social com os nossos colaboradores.

Para os funcionários que permanecem atuando presencialmente no Clube, a carga horária será ajustada conforme sua escala de presença e rotina de trabalho. Situações específicas, como aprendizes e funcionários cuja redução da carga e salário reduziam a remuneração, foram mantidos em sua carga horária atual.

Esse conjunto de medidas tem o propósito de preservar os empregos e minimizar os impactos para nossos colaboradores. A perda dos empregos acarretaria danos ainda maiores para os funcionários e seus familiares.

Cuidados com o Clube e seus colaboradores
As obras e reformas já iniciadas serão mantidas, de forma responsável e compatível com o volume de recursos necessários a cada etapa.

É imprescindível cuidar de nossas instalações neste período, para que no retorno de nossas atividades, os associados possam desfrutar das instalações do Clube com todo o conforto e segurança.

Manteremos as rotinas de manutenção e conservação.

Os funcionários que atuam neste período no Clube estão recebendo todos os cuidados e monitoramento constante para os aspectos de segurança e saúde. Em abril, o quadro presencial estará ainda mais reduzido e novas medidas serão tomadas, como o controle de temperatura e verificação de sintomas no acesso ao Clube.

Responsabilidade Social
Medidas de assistência social voltadas para o grupo de funcionários de maior vulnerabilidade social continuam sendo praticadas no Clube. Em 27/03/2020, o Departamento de Assistência Social – DAS, realizou a doação de quase 400 Kg de alimentos perecíveis, próximos de seu vencimento.

Outros 500 Kg, de perecíveis e não perecíveis, foram entregues nesta semana para a entidade Bom Prato, que atua no apoio para pessoas em condição de vulnerabilidade, especialmente em situação de rua e 260 Kg foram retirados pelo Instituto Brazolin, projeto social que atende às comunidades carentes, dentre elas, a de Paraisópolis.

O Grupo Assistencial Alvorada Nova, casa de acolhimento de crianças e adolescentes encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude – Lapa recebeu 160 Kg de alimentos não perecíveis.

Responsabilidade e solidariedade são fundamentais para atravessarmos esse período de dificuldades. Juntos, associados, atletas, funcionários, parceiros e patrocinadores, sairemos fortalecidos desta crise.

Com o compromisso de respeito, transparência e eficiência, permanecemos à disposição para atendimento pelos canais digitais.

Contem conosco!

 

Ivan Castaldi Filho

Presidente

São Paulo, 1 de abril de 2020.


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