Tendo início na última terça-feira (26) em Bogotá, na Colômbia, o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima reúne atletas de diversos países, estando entre eles os jovens pinheirenses praticantes da modalidade. Nesta quinta-feira (28) o Clube foi destaque no cenário internacional com resultados expressivos de dois atletas: Paulo Morais e Lorenzo Mion, que foram os responsáveis por uma dobradinha brasileira no pódio do Florete Masculino Cadete.
Paulo com apenas 15 anos e Lorenzo com 14, conquistaram a prata e o bronze na categoria sub17, competindo entre 39 atletas de 12 países diferentes e superando inclusive esgrimistas mais velhos. Os resultados são reflexos da preocupação em que o Pinheiros sempre teve com suas categorias de base em todas as modalidades e dos trabalhos intensificados nos últimos três anos, que o Clube tem feito com a esgrima especificamente, conforme explica Roberto Lazzarini, que atualmente faz parte da comissão técnica.
“Nós sempre tivemos um trabalho específico com a base, mas nos últimos três anos foram criadas turmas a partir de 7 anos de idade, que reforça muito a base, já que permite que você crie o talento desde pequeno. São aulas leves, que vão de acordo com a idade, mas que já permite que eles tenham uma noção da técnica. Aumentamos o número de turmas em diversos períodos, que por consequência fez com que o número de praticantes de esgrima no Pinheiros tivesse um aumento significativo. Hoje nós já contamos com cerca de 120 crianças, que são abaixo dos 15 anos, que é um número bem expressivo”.
Lazzarini ainda complementa que além da criação de novas turmas, os jovens esgrimistas têm tido a oportunidade de ampliarem sua bagagem.
“Também de três anos para cá, conseguimos mais patrocínios que tem possibilitado estágios nacionais e internacionais para estas crianças, para que eles tenham uma vivência maior e o que acontece são estes resultados. O Paulo é um dos meninos que estão neste projeto há três anos. Ou seja, não tem segredo: você cria número de vagas na sala de aula, aumenta o número de praticantes, aumenta o número de turmas, tem uma seleção maior de talentos, dá oportunidade maior de viagens internacionais e o resultado acontece”.
O Pinheiros encerra a sua participação no Pan-americano com uma medalha de bronze na prova de sabre masculino cadete, conquistada por Matheus Becker.