Com dois pinheirenses, Brasil é prata na Ginástica na Alemanha

Com uma equipe de cinco ginastas, sendo dois do Pinheiros, a seleção brasileira de Ginástica Artística conquistou a prata no DTB-Pokal Team Challenge, em Stuttgart, na Alemanha, realizado no domingo (18/3). O campeonato é de grande importância para o Brasil, já que o Mundial deste ano também será disputado por equipes e é uma das chances de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Representando o Pinheiros e o Brasil, Péricles da Silva e Francisco Barreto Jr. fizeram parte da equipe de prata, que teve ainda o técnico do Clube, Cristiano Albino. Completam a seleção brasileira, os ginastas Arthur Zanetti, Luís Porto e Lucas Bitencourt. Com 165,929 pontos na final, o grupo brasileiro terminou atrás apenas da Rússia, com 166,295. A terceira colocação ficou com o Japão, uma das grandes potências da modalidade, com 165,396.

Na sexta-feira (16/3), a equipe garantiu a classificação para participar das finais de domingo após somar 246, 600 pontos em todos os aparelhos e ficar em 3º lugar. Nesta fase, quatro ginastas de cada país competiram em cada aparelho e tiveram as três maiores notas validadas e a menor descartada. Do Pinheiros, Francisco contribuiu com as maiores notas da equipe no cavalo com alças (13,500), na barra fixa (14,450) e fez uma dobradinha com seu companheiro de Clube, Péricles, nas paralelas (ambos com 14,100).

Na decisão, o formato era diferente: cada país contou com dois ginastas em cada aparelho e os brasileiros mostraram muita consistência no geral. Francisco contribuiu com resultados no cavalo com alça, argolas, paralelas e barra fixa, neste último, ficou em 1º lugar, seu melhor resultado. Péricles também fez sua parte no cavalo com alças, paralelas e barra fixa.

Para o coordenador de Seleções de Ginástica Artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Marcos Goto, esse foi um grande passo para o Brasil. “A equipe que disputou a prova hoje realmente fez uma competição por equipe. Cada um se doou para a equipe e é este tipo de ginastas que buscamos para nossa seleção. Fizemos história mais uma vez. Ganhamos do Japão e ficamos 0,30 atrás da Rússia. São resultados muitíssimo expressivos para a Ginástica brasileira, mostram que estamos no caminho certo”, declarou.

Confira os resultados individuais dos pinheirenses na competição:

Francisco Barreto Jr.

– Cavalo com alças: 4º (13,433 pontos)

– Argolas: 11º (13,200 pontos)

– Paralelas: 9º (13,400 pontos)

– Barra fixa: 1º (14,166 pontos)

Péricles da Silva

– Cavalo com alças: 8º (13,000 pontos)

– Paralelas: 4º (14,033 pontos)

– Barra fixa: 5º (13,366pontos)

Foto: Olimpíada Todo dia