No primeiro jogo do Esporte Clube Pinheiros no Torneio Interligas, disputado nesta sexta-feira (15), no Poliesportivo Henrique Villaboim, o Azul e Preto foi superado pelo Platense, da Argentina por 73×75 (35×41 no primeiro tempo). Agora, a equipe precisa derrotar o time argentino do Olimpico,neste sábado (16), às 18h30 para seguir com chance de chegar na final do torneio. Antes, às 16 horas, o Platense enfrenta o Corinthians.
Promovendo as estreias do argentino Lisandro ‘Ponti’ Rasio e do americano Simms, além do retorno do capitão Felipe Ruivo e do ala Jonas Buffat, o jogo serviu para o técnico do Pinheiros, David Pelosini ir ajustando a equipe para o restante do Paulista e já visando a Liga Nacional.
“Estamos em fase de reconstrução do nosso projeto. Sentimos honrados de receber no Clube e com a chegada dos novos jogadores, vamos buscando o melhor para a equipe”, disse Pelosini.
Sobre o jogo contra o Olímpico, equipe argentina muito qualificada, o técnico pinheirense disse “precisamos ganhar todos os jogos. O Olímpico é uma equipe muito boa, vamos estudar bem e fazer nosso melhor para sair com a vitória”.
O ala/pivô Ponti Rasio fez uma boa estreia, mas lamentou não conseguir a vitória nos últimos segundos. “Na verdade foi uma lástima que foi escapado o jogo no final. Mas é uma equipe jovem e bastante nova e precisamos de mais tempo para para trabalhar e que todos se conheçam. Chegou também o americano Simms e recuperar os companheiros que estavam contundidos e estão voltando aos poucos. Isso que importa”, completou.
O jogo
Primeiro período – Promovendo a estreia do argentino Lisandro ‘Ponti’ Rasio, completando o quinteto inicial com a volta do capitão Felipe Ruivo, mais Jonas Buffat, Jimm Dreher e Federico Aguerre, o Pinheiros sentiu a forte marcação do time argentino, em um primeiro período, que o Azul e Preto chegou a abrir cinco pontos (17×12), mas terminou atrás em um ponto: 19×20.
Segundo período – O segundo período seguiu muito equilibrado, com muitos empates e mudanças na liderança do placar. Depois que passou a fazer uma defesa individual pressionada, o Pinheiros chegou a ficar na frente: 33×31, com cesta de Aguerre para terminar a primeira etapa do jogo atrás em seis pontos: 35×41.
Terceiro período – Mesmo não começando bem a segunda etapa do jogo, deixando o Platense abrir uma diferença de 10 pontos, o Pinheiros reagiu nos últimos minutos e ficou apenas três pontos atrás: 50×53. Faltando sete segundos, o técnico David Pelosini promoveu a estreia do americano Simms.
Quarto período – Com três pontos do elétrico Jimmy, logo no começo do período, parecia que o Pinheiros iria assumir de vez a liderança do placar, principalmente devido os certeiros arremessos de três pontos do time argentino. Faltando seis minutos para o fim do jogo, o capitão Felipe Ruivo faz uma bandeja no reverso e põe fogo no jogo, com o ECP ficando um ponto apenas atrás (60×61).
E com três pontos do argentino Federico Aguerre, o Pinheiros passou à frente (63×61), com muita intensidade defensiva, mas além da agressiva. Final: Pinheiros 73×75 Platense.
Jogaram pelo Pinheiros
Felipe Ruivo – 8 pontos e 4 assistências
Jonas Buffat – 10 pontos, 5 rebotes, 4 assistências e 3 bolas recuperadas
Jimmy Dreher – 14 pontos e 7 rebotes
Federico Aguerre – 15 pontos e 6 rebotes
Ponti 0 9 pontos, 7 rebotes e 2 assistências
Tico Faria – 7 pontos, 3 rebotes e 2 assistências
Adyel Borges – 7 pontos, 3 rebotes e 2 assistências
Agapy – 3 pontos e 2 assistências
Speranzini e Ivan Neto
Barrales, com 15 pontos foi o cestinha do Platense
Tabela do Interligas – Grupo de São Paulo
Sexta-feira, dia 15
Corinthians 83×91 Olímpico.
Pinheiros 73×75 Platense.
Sábado, dia 16
16 horas –Platense x Corinthians
18h30 – Pinheiros x Olímpico
Domingo, dia 17
16 horas – Olímpico x Platense
18h30 – Pinheiros x Corinthians