Os atletas do Esporte Clube Pinheiros fizeram bonito no Campeonato Sul-Americano que aconteceu no último fim de semana (28/9 a 1/10), nas pistas do Centro de esportes Dirceu Graeser, Curitiba, no Paraná. Foram quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. As quatro conquistas do ouro do Brasil, todas tinham um atleta do ECP. No total o Brasil conquistou 17 medalhas.
Luana Pekelman foi o grande destaque, conquistando duas medalhas de ouro no sabre, individual e por equipe, enquanto que Bia Bulcão foi ouro por equipe e prata no individual no florete.
Outro grande resultado do atleta pinheirense foi com Bruno Pekelman, irmão de Luana, que ficou com duas medalhas de bronze, no individual e por equipes no sabre. Os bons resultados do Azul e Preto não ficaram aqui. A dupla do ECP, Paulo Moraes e Heitor Shimbo, foi ouro no florete por equipes.
Para completar as conquistas de esgrimistas pinheirenses, Marcela Silva e Clara Amaral ficaram bem próximo do ouro na disputa da espada por equipe, mas foram superadas. Ficando com a prata.
Bia Bulcão, que retornou com uma medalha de ouro e uma de prata – perdeu por um toque no último segundo – achou muito bom o Sul-Americano. “Não é uma competição que priorizamos, mas achei muito boa, por ser disputado no Brasil e pela formação da equipe que irá ao Pan. No individual tive uma prova muito disputada, perdi no último segundo por um toque. Agora é pensar no próximo Brasileiro e, depois, o Pan-Americano”.
Bruno Pekelman, um dos esgrimistas do Pinheiros que irá ao Pan de Santiago, contribuiu com duas medalhas no Sul-Americano. “O campeonato foi muito importante para minha carreira, onde consegui duas medalhas, uma no individual e outra por equipe. Foi uma preparação para o Campeonato Brasileiro e para os Jogos Pan-Americanos. O importante é que a esgrima na América do Sul vem evoluindo, tornando a competição cada vez mais difícil de obter um bom resultado, o que me deixa mais confiante para as próximas. Os próximos dias serão voltados a acertos”, analisou Bruno.
Abaixo todos os resultados dos atletas do ECP
Florete Masculino
Bronze – Paulo Morais
10- Heitor Shimbo
18 – Felipe Galleazzi
19 – André Mura
Florete Feminino
Prata – Bia Bulcão
Espada Masculina
16- Nicolas Ferreira
17 – Richard Grunhauser
18 – Leandro Seini
22- Gabriel Julio
Espada Feminina
9 – Marcela Silva
11 Clara Amaral
Sabre Feminino
Ouro- Luana Pekelman
Sabre Masculino
Bronze- Bruno Pekelman
17 – Enrico Pezzi
20 – Erico Patto
Nas provas por equipes os atletas obtiveram a seguinte colocação:
Florete Masculino
Ouro – Paulo Morais e Heitor Shimbo
Florete Feminino
Ouro – Bia Bulcão
Espada Masculina
5º lugar – Richard Grunhauser
Espada Feminina
Prata – Marcela Silva e Clara Amaral
Sabre Feminino
Ouro – Luana Pekelman
Sabre Masculino
Bronze – Bruno Pekelman e Enrico Pezzi