O ano que passou foi de muitas vitórias para o Pinheiros na área esportiva. Os pódios, as conquistas e as medalhas alcançadas reafirmaram a nossa condição de maior e melhor clube poliesportivo da América Latina.
Todas estas vitórias foram obtidas graças ao trabalho e ao esforço não só dos atletas, mas também de toda uma equipe: treinadores, técnicos, nutricionistas, equipe médica, pessoal de suporte e apoio que se dedicaram, e muito, para que esses resultados fossem tão expressivos.
Um atleta de alto nível passa por várias etapas até atingir a maturidade da sua melhor forma física. São várias fases até chegar ao melhor do seu rendimento e se qualificar para disputar as competições nacionais e internacionais.
Resultados expressivos:
Atletismo – ouro no mundial de revezamento no Japão (maio)
Esgrima – ouro no mundial na Hungria (julho)
Natação – prata e bronze no mundial de piscina longa na Coreia do Sul (julho)
Judô – bronze na disputa de equipes mistas no mundial do Japão (outubro)
Judô – ouro mundial sub-21 no Marrocos (outubro)
Ginástica Artística – ouro na barra fixa na Alemanha (outubro)
No Pan de Lima, o Pinheiros foi representado por 71 atletas e obteve 45 medalhas. Este número representa 30% de todas as medalhas obtidas pelo Brasil.
Para a Olimpíada de Tóquio-2020 trabalhamos com uma previsão de enviar 35 atletas, o que representa um aumento de 66% com relação ao número de pinheirenses que foram enviados para Londres em 2012. A tradição do Esporte Clube Pinheiros em mandar esportistas para Olimpíadas começou em 1932. Hoje, as colocações de pinheirenses em posições de destaque no Ranking Mundial das modalidades aumentaram consideravelmente as chances de conquista de medalhas nos Jogos de 2020.
Até hoje o Clube cedeu 250 competidores para as Olimpíadas, conquistando 12 das 127 medalhas brasileiras, o que representa 10% das conquistas nacionais. Os nossos atletas têm chances reais de medalhas nas modalidades: Atletismo, Ginástica Artística, Judô, Levantamento de Peso, Esgrima e Natação.
Presidente: Ivan Castaldi Filho