O pinheirense Alison dos Santos campeão mundial dos 400 m com barreiras em Oregon (EUA) ganhou dois prêmios: melhor atleta de 2022 (júri técnico) e atleta da galera (votação popular).
Alison dos Santos, do Esporte Clube Pinheiros, campeão mundial dos 400 m com barreiras no Campeonato Mundial de Atletismo de Eugene, Oregon (EUA), foi eleito o melhor do ano por um júri técnico, formado por treinadores e jornalistas, e também o atleta da galera em votação popular realizada pela internet. Alison recebeu quase 80% dos votos do júri técnico.
Na categoria feminina, Letícia Oro de Melo, medalha de bronze no Mundial, levou os dois prêmios Loterias Caixa 2022 da CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo. Os troféus foram entregues em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (12/12) na Villa Bisutti, em São Paulo (SP).
O prêmio teve apresentação de Fabiana Murer, recordista sul-americana do salto com vara, campeã mundial e integrante dos Ídolos do Atletismo, com participação especial de Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800 m nos Jogos de Los Angeles-1984 e também Ídolo do Atletismo. Na entrada do salão, ficou exposto para toda a comunidade atlética o troféu de Melhor Federação do Mundo em 2022 concedido à CBAt pela World Athletics.
O paulista Alison dos Santos, de 22 anos, teve um ano perfeito. Além do ouro em Eugene, com 46.29, novo recorde sul-americano, foi o campeão invicto da Liga Diamante, o mais importante circuito de competições da World Athletics. Piu, como é chamado, correu três vezes abaixo dos 47 segundos em 2022. Treinado por Felipe de Siqueira, ganhou o prêmio de melhor atleta pela segunda vez. No ano passado, venceu após a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
“É uma honra receber esse reconhecimento da comunidade do atletismo”, comentou Alison dos Santos, que em fevereiro viaja para treinamentos nos Estados Unidos. “Tenho grandes objetivos para 2023. Vou buscar medalhas no Mundial, nos Jogos Pan-Americanos e tentar fazer um bom papel na Liga de Diamante”, disse Alison, que começou a carreira no Instituto Edson Luciano Ribeiro em São Joaquim da Barra, cidade onde nasceu.
A imagem do Ano – A foto de Alison dos Santos, ao lado de The Bigfoot, a mascote do Mundial de Eugene, ganhou a votação da Imagem do Ano do Prêmio Loterias Caixa de Atletismo. A foto é de autoria de Carol Coelho, repórter fotográfica da renomada equipe que cobre os eventos esportivos do Pinheiros.
Carol acompanhou o Mundial do Oregon pela CBAt. A imagem foi feita em 21 de julho no Estádio Hayward Field, logo após o brasileiro receber a medalha de ouro da prova dos 400m com barreiras, conquistada no dia anterior. Em ação promovida pelas redes sociais da World Athletics, em conjunto com as da CBAt, Alison e Pé Grande (nome da mascote em português) participaram do “desafio da dancinha” em um dos intervalos da competição.
A mascote, uma criatura amarela, peluda e mítica, foi batizada com o nome de Bigfoot em função de uma lenda do folclore local. Ele esteve presente durante todo o evento, entretendo o público, no estádio e nas ruas, com acrobacias, brincadeiras e interagindo com os atletas.
Foto destaque: Alison campeão mundial em Eugene (Carol Coelho / CBAt)