No último final de semana, uma vaga para disputa do Florete por equipes, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi preenchida por três atletas do Pinheiros, e mais um atleta, o Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União/RS). Henrique Marques, Ghislain Perrier e Fernando Scavasin terminaram em 13º lugar e chegaram a 169 pontos no ranking olímpico, empatando com Canadá.
A classificação aconteceu após a disputa da etapa de Bonn, na Alemanha, da Copa do Mundo da modalidade. Esta é a primeira vez que o Brasil obtém o direito de disputar os Jogos, através do ranking mundial da Federação Internacional de Esgrima (FIE).
Para desempatar dos canadenses, a FIE utilizou como critério, o resultado do Campeonato Pan-Americano de Esgrima, disputado em Santiago, no Chile, em 2015, quando os brasileiros ficaram à frente dos canadenses.
Como sede dos Jogos, o Brasil ainda tem direito a oito vagas para as disputas, em todas as armas do masculino e feminino. Estes lugares ainda estão em aberto, já que a classificação da equipe de Florete se deu como a melhor colocada das Américas no ranking mundial, exceto integrantes do Top 4, onde ficaram os Estados Unidos.
Equipes classificadas até o momento para o Rio 2016 no Florete são: Rússia, Itália, França e Estados Unidos.
Crédito da foto: Arquivo Pessoal do Atleta
