Informativo semanal VI

Plano de abertura da Escola para acolhimento, readaptação, atendimento à saúde emocional das crianças, famílias e equipe

Prezadas famílias
A decisão de abrir a escola, como já foi dito anteriormente, dependerá da autorização da DRE, e será pautada pela importância de retomar o vínculo com as crianças, a presença delas na escola e atender às necessidades individuais. Sabemos que a estratégia dos encontros on-line não atende às nossas crenças em relação ao atendimento das crianças, mas é o possível neste momento.

Crianças e adultos estão, emocionalmente, revelando a necessidade da interação. A abertura da escola será um tempo de respiro, de encontro e troca na primeira fase. Assim que for definida uma data, a escola estará aberta para receber as crianças em pequenos grupos, respeitando o número decretado pelos órgãos governamentais. Todas as medidas de segurança para mitigar o contágio de adultos e crianças serão tomadas. E também enviaremos os protocolos de saúde e cuidados que deverão ser seguidos por todos.
Abriremos com segurança, mas ainda assim, não temos como garantir a segurança absoluta.

Adultos e crianças circulam por outros espaços sociais, portanto, a escola não é o único espaço de risco. Desejamos que as famílias estejam seguras para o retorno, mas se assim não estiverem, a escola manterá os encontros on-line, no mesmo formato que vem acontecendo.
Agradecemos as famílias que estiveram conosco neste momento de grandes desafios e nova realidade. Sentimo-nos abraçadas e apoiadas sempre. Aprendemos juntos e crescemos.

Deixamos aqui os nossos sinceros votos e a certeza de uma continuidade com saúde.
Desejamos voltar para nossa escola! Não mediremos esforços para cuidar da SAÚDE mental e física das crianças, famílias e de todos os colaboradores dentro do JARDIM DE INFÂNCIA TIA LUCY

1 – Encontro com as professoras e equipe

Paulo Afonso Caruso Ronca 26/08
Dr. Em Psicologia Educacional pela UNICAMP, Psicanalista pelo IPLA, escritor e conferencista. Há 50 anos, atende em seu consultório crianças, jovens e adultos que necessitem de uma atenção especial.
PROPOSTA: reflexão sobre perguntas das professoras que “visem ao existencial, à existência, aos humanos em geral”
2 – Plantão no Jardim de Infância às terças-feiras, das 9h00 às 15h00. Não podemos receber pessoas na escola, mas atendemos os pais por telefone (3598-9514/3598-9852/3598-9851);
3 – Continuamos com os encontros individuais com as crianças;
4 – Retirada dos KITS que ainda estão na escola (das 9h00 às 11h30 – das 13h30 às 16h00;
5 – Manutenção da escola e limpeza constante
6 – A VOZ DA EQUIPE.

Marcela Balestra
As crianças nos mostram caminhos…………. através do olhar de encantamento conseguem ver poesia em tudo ! E não é que estão certas? Li o texto abaixo na reunião de pais, pois para mim é uma lição de como os pequenos nos ensinam. Basta ouvirmos com atenção e com o coração.

“ No aeroporto, o menino perguntou:
— E se o avião tropicar num passarinho?
O pai ficou torto e não respondeu.
O menino perguntou de novo:
— E se o avião tropicar num passarinho triste?
A mãe teve ternuras e pensou:
Será que os absurdos não são as maiores virtudes da poesia?
Será que os despropósitos não são mais carregados de poesia do que o bom senso?
Ao sair do sufoco o pai refletiu:
Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças.
E ficou sendo.”

Manuel de Barros, do livro Exercícios de ser criança

Com carinho, cuidado e olhar positivo para o futuro