O Clube que contou com 25 representantes no atletismo nos Jogos de Lima, teve participação na conquista de 12 medalhas para o Brasil e agora parte para obter o seu quarto título consecutivo na principal competição nacional
Bragança Paulista (SP) – Pelo terceiro ano seguindo, o interior paulista receberá aquela que é considerada a principal competição nacional da modalidade de atletismo, o Troféu Brasil CAIXA de Atletismo. A 38ª edição do evento acontecerá em Bragança Paulista (SP), nas pistas que já presenciaram muitos momentos históricos da modalidade e que é a casa de grandes nomes do atletismo da atualidade, como os pinheirenses Darlan Romani (arremesso de peso) e Andressa Morais (lançamento de disco).
Os dois atletas, inclusive estiveram entre os 25 representantes do Pinheiros que foram a Lima integrar a equipe do Brasil nos Jogos Pan-Americanos (que contou ainda com mais três membros de comissão técnica que também eram do Clube) e contribuíram para a campanha vitoriosa da modalidade. No total o país conquistou 16 medalhas, sendo que os pinheirenses tiveram participação direta em 12 destas conquistas: 6 ouros, 5 pratas e 1 bronze.
O Pan de Lima foi marcante não só pelos ótimos resultados para o país, mas também foi importante de forma individual para vários atletas. Entre os estreantes na competição, Alison dos Santos, o jovem barreirista de apenas 19 anos, marcou seu nome no topo das Américas, sendo o campeão dos 400m com barreiras. Outros nomes mais experientes, mas que não embarcaram para a capital peruana como favoritos e mesmo assim surpreenderam foram: Ederson Pereira, que conquistou o ouro nos 10.000m e Augusto Dutra, que foi prata no salto com vara.

O arremessador Darlan Romani e os revezamentos 4x100m masculino e feminino, ambos com presença pinheirense, também confirmaram a boa fase e estiveram no alto do pódio, assim como Andressa Morais que garantiu uma prata no disco. O Clube ainda contou com a conquista tripla da velocista Vitória Rosa e a dupla de Altobeli da Silva. Além de contribuir com o ouro do revezamento 4×100, Vitória foi prata nos 200m e bronze nos 100m. Já Altobeli iniciou com a prata nos 5.000m e finalizou com o ouro nos 3.000m com obstáculos. E completando os resultados individuais, Paulo André que também contribuiu na conquista do ouro do revezamento masculino, ficou com a prata nos 100m.
Após tantos resultando expressivos e vários de seus atletas vindos de ótimas campanhas não só em Lima, mas durante toda a temporada deste ano, em competições internacionais como a Diamond League, o Pinheiros chega com ainda mais fôlego para brigar por mais um título nacional. Tradicional na competição, o Clube conta com alguns títulos de Troféu Brasil no seu currículo e espera se manter no lugar mais alto do pódio conforme tem feito desde 2016 para cá. Caso conquiste o campeonato desde ano irá tornar-se tetracampeão do Troféu Brasil Caixa de Atletismo.
O Troféu Brasil começa nesta quinta-feira (29) e vai até domingo (01), contando com a participação de 740 atletas, distribuídos entre 125 Clubes de 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal. No caso do Pinheiros, serão cerca de 60 atletas na disputa. Vale lembrar que a competição também servirá para os atletas que ainda estão em busca de índice para o Mundial de Atletismo, que acontece em outubro no Qatar.
Confirma a programação completa do Troféu Brasil CAIXA de Atletismo, no site da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt:
http://www.cbat.org.br/novo/competicoes/trofeu_brasil/2019/index.php
