Pinheiros é pentacampeão brasileiro de Ginástica Artística

A decisão do campeão brasileiro de ginástica artística por equipes foi definida hoje (18), na Arena Santos. O Pinheiros, consagrou-se pentacampeão de forma consecutiva na competição.

A disputa por equipes foi adiada em junho por falta de energia elétrica no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP).

Segundo o técnico Hilton Dichelli, não ter terminado o campeonato em São Bernardo, foi inusitado. A equipe teve que fazer uma mudança na preparação para chegar em Santos e estar na mesma condição que estava antes, de certa forma, isso dificultou.

‘Mas mesmo assim conseguimos ascender a vontade da equipe, os atletas vieram motivados e determinados para buscar esse título. Para o Esporte Clube Pinheiros é muito importante essa sequência de títulos, em uma versão de campeonato diferente, muito disputada e difícil. É satisfatório manter essa tradição vitoriosa. ”

“Foi muito importante esse resultado, a gente vem se preparando sempre, para ser campeão do brasileiro por equipe. O Pinheiros é minha casa, onde eu fui criado, esse campeonato é o mais importante para o Clube. Passamos muito bem, confiamos um no outro como equipe e isso faz com que crescemos cada vez mais. Sendo a minha segunda competição pós cirurgia, hoje me sinto cem por cento recuperado, agora é voltar com esse ritmo de competição, caprichar nos treinos, cuidar da saúde e pensar na preparação para o Mundial e Pan Americano. ” Ressalta o medalhista olímpico Arthur Nory.

Equipe campeã do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística 2018:

Arthur Nory

Francisco Barreto Junior

Renato Oliveira

Gustavo Polato

Guilherme Oliveira

Péricles da Silva

Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística Especialistas por Aparelhos 

Os principais ginastas do Brasil estiveram presente de 16 a 19 de agosto na Arena Santos (SP), para a disputa do Brasileiro Especialistas 2018, que premia os melhores em cada um dos aparelhos.

A equipe do Esporte Clube Pinheiros, foi composta pelos seguintes atletas:

 Feminino

Ingrid Lima Messias, Erika Gomes da Silva e Isabel Almeida Barbosa.

Masculino

Arthur Nory, Francisco Barreto, Péricles Silva, Renato Oliveira, Gustavo Polato, Guilherme Oliveira, Glauco Garrido, Ângelo Assumpção, Vinícius Reis e André Moraes.

A disputa das eliminatórias aconteceu no sábado (18), onde classificaram os seis melhores em cada um dos aparelhos para as finais de domingo (19). No feminino, não teve classificação para a final.

No masculino, Guilherme Oliveira, Francisco Barreto, Renato Oliveira, Arthur Nory e Péricles Silva disputaram as finais no Solo, salto, barra fixa, paralelas, argola e cavalo com alça.

Confira os resultados:

Solo: Renato Oliveira medalha de bronze  (13.900).

Cavalo com alças: Francisco Barreto medalha de prata (13.550).

Salto: Arthur Nory medalha de prata  (13.950).

Paralelas: Péricles Silva medalha de ouro (14.050).

Barra fixa: Francisco Barreto medalha de ouro  (14.600).

Para Péricles da Silva a sua motivação em ajudar a equipe e o seu esforço nos treinos, fizeram toda a diferença na conquista do pentacampeonato do Brasileiro e Especialistas por aparelhos, onde ganhou a medalha de ouro nas paralelas.

“Tive uma lesão recentemente com o tempo de recuperação muito grande, era necessário ficar em repouso absoluto por um mês, mas não fiz isso, continuei treinando, num ciclo de recuperação e lesão. Mas mesmo assim, consegui ajudar em dois aparelhos na competição por equipe, na final do Brasileiro. Agradeço a presença da minha família de Belém-PA, que veio de longe dar apoio. Isso é de extrema importância, já que nos encontramos poucas vezes ao ano.”

Levando em conta que ano que vem tem Jogos Pan-Americanos em Lima, Peru e restam um ano e quatro meses para os Jogos Olímpicos em Tóquio. Francisco Barreto Júnior, afirma que ser um especialista por aparelhos é importante, mas nada está garantido.

“É um passo a mais, atingir um objetivo, subir ao pódio, indica que estamos indo no caminho certo. Temos que pensar em uma coisa de cada vez, foi uma boa competição, tem muito o que se ajustar ainda, para que aí sim, possamos pensar em chegar bem forte nas competições internacionais. ”

Crédito das fotos: Ricardo Bufolin/CBG