O peso ligeiro (-60 kg) do Pinheiros, Eric Takabatake, ganhou a medalha de bronze no Grand Slam de Judô de Dusseldorf, na Alemanha, que começou nesta sexta-feira (23). O atleta começou bem na competição, vencendo o alemão Lukas Klemm por ippon, e Adonis Diaz, dos Estados Unidos, por um wazari. Sua única derrota aconteceu nas quartas-de-final, para o georgiano Lukhumi Chkhvimiani. Takabatake, no entanto, conquistou o direito de brigar pelo bronze após vencer a repescagem contra Vugar Shirinli, do Azerbaijão, com um wazari a poucos segundos do fim da luta.
Na disputa pelo 3º lugar, o judoca pinheirense enfrentou o tunisiano Fraj Dhouibi, ditando o ritmo da luta desde o início e conseguindo duas punições a seu favor. Faltando um pouco mais de um minuto para o término, aplicou um ippon no adversário, vencendo a luta e ganhando o bronze.
“Foi muito importante conquistar essa medalha por ser um campeonato duro, mas, principalmente, porque eu tive uma sequência de quintos lugares no ano passado em Paris, Baku e no World Masters de São Petersburgo. Então, voltar de um Grand Slam com uma medalha assim me deixou muito feliz”, concluiu.
Além de Eric Takabatake, entre os 16 brasileiros convocados para a disputa em Dusseldorf, outros sete atletas são do Pinheiros. Phelipe Pelim (60kg) e Eleudis Valentim (52kg), também entraram no tatame nesta sexta-feira, ambos estreando com vitória por ippon, mas infelizmente não chegaram até a disputa de medalhas. No sábado (24), lutarão Barbara Timo (70kg), Marcelo Contini (73kg) e Leandro Guilheiro (81kg) e domingo, 25, será a vez de Samanta Soares (78kg) e Maria Suelen Altheman.
As preliminares acontecem às 6h (Brasília) e as disputas por medalhas a partir das 13h (Brasília), com transmissão ao vivo pelo site da Federação Internacional de Judô: www.live.ijf.org.
Foto: Paulo Pinto/CBJ
