
Com as presenças do técnico David Pelosini e do ala Yan Djalo, mais o presidente da diretoria, Carlinhos Brazolin e o diretor de basquete do Esporte Clube Pinheiros, Rodrigo Montoro (é também o presidente da LNB), foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (11/10) a Liga Nacional de Basquete, temporada 2023/24. O acontecimento, que contou com a presença de técnicos, jogadores e dirigentes das 18 equipes que irão disputar o campeonato, aconteceu no Salão Nobre do Corinthians Paulista, em São Paulo.
A equipe do Pinheiros faz a estreia no dia 21/10, em Brasília, diante do Cerrado. No dia 23, dando sequência, enfrenta o Brasília. A temporada do NBB 23/24 começa já nesta sexta-feira (13), com o jogo entre Flamengo e Minas Tênis Clube, no Rio.
A Liga Nacional contará com 19 equipes nesta temporada. E o Pinheiros, clube formador e com um elenco de jovens é uma das forças da competição. “Nossas ambições sempre serão de demonstrar evolução e lançar jovens atletas no basquete profissional. Esse ano teremos uma base formada no clube com maior experiência liderada por Ruivo e Jonas Buffat, ambos com passagens em Seleção Brasileira”, disse o técnico David Pelosini.
“Quando o basquete pinheirense começou o projeto de lançar os garotos da base no adulto, não imaginamos que em tão pouco tempo conseguiríamos ser competitivos e ao mesmo tempo formar uma base de qualidade como a que temos hoje, apesar das saídas de Munford e Dikembe para times espanhóis”, completou Pelosini.
Para o capitão da equipe, o armador Felipe Ruivo, será uma temporada muito dura, mas compensadora em todos os sentidos. “As expectativas para a temporada do NBB são altas. Não tivemos o paulista que gostaríamos, algumas situações que estavam fora do nosso controle, tais como lesões atrapalharam bastante o nosso crescimento como equipe, mas acredito que tivemos uma reta final empolgante e podemos dizer que começamos a criar uma identidade. Teremos agora alguns dias de treinos antes da nossa estreia, para ajustarmos alguns detalhes e crescermos mais ainda como um todo”.

Projeto Social
O evento do NBB contou com a presença do ex-armador André Brazolin, associado do Pinheiros e irmão do presidente Carlinhos Brazolin, que faz um belíssimo projeto social com escolinhas de basquete em comunidades carentes de vários lugares de São Paulo, mais em Minas Gerais. André, esteve acompanhado pelo filho do Rei Pelé, o ex-goleiro Édson do Nascimento, o Edinho. “Projeto do André é algo especial e bem a cara dele que vive para ajudar os necessitados”, disse Edinho, hoje treinador de futebol.
