Playoff do NBB: Pinheiros não faz boa partida e é superado pelo Vasco no Villaboim

Foi a primeira partida da série melhor de três pelo NBB

Não foi dessa vez. Mesmo jogando em seu ginásio, a equipe do Esporte Clube Pinheiros foi superada pelo Vasco da Gama, por 64 a 56 (34 a 36). Foi o primeiro jogo da série melhor de três pelas oitavas de final da Liga Nacional de Basquete NBB´Caixa 2023-24, foi disputado neste sábado (20), no Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo.

Agora, o Pinheiros precisa vencer a partida de sexta-feira (26), em São Juanuário, empatar a série e levar a decisão para o domingo (28), também no Rio de Janeiro.

O ala Jimmy Dreher foi o cestinha do Pinheiros e uma boa atuação defensiva. Foto: Gabriella Garbim/ECP

“Fizemos um bom primeiro tempo, acho que a experiência do Vasco, segurar a bola, muito característico do time deles, fizeram bem, agora vamos para o Rio para reverter a vantagem deles. Sempre é possível”, disse o técnico David Pelosini.

O experiente ala Jimmy Dreher, um dos titulares da equipe, também lamentou algumas situações do jogo que acabaram levando o time a derrota. “Não fizemos nosso jogo mais veloz, mais agudo no ataque e forte na defesa. Permitimos que o Vasco fizesse o jogo deles. Agora temos que buscar os resultados no Rio”, disse Jimmy, cestinha da equipe com  18 pontos, além de quatro rebotes e duas assistências. O outro destaque ofensivo foi o pivô Sasa Borovnjak (17 pontos, quatro rebotes e duas assistências). O capitão Ruivo contribuiu com nove pontos, cinco assistências, dois rebotes e duas bolas recuperadas. O veterano Marquinhos, com 22 pontos e seis rebotes foi o principal destaque vascaíno.

Um dos fundamentos que falhou o Pinheiros foi nos lances livres, onde teve apenas 61% de aproveitamento (14 de 23 tentativas. Perdeu também nos rebotes para os vascainos: 34 a 32.

O JOGO

Primeiro período – Mantendo o mesmo quinteto titular das partidas anteriores, o Pinheiros começou a partida com Ruivo, Jimmy, Djalo, Aguerre e Sasa. Os três pontos da equipe foram em arremesso de três pontos de Jimmy, seguido de um contra-ataque de Sasa: 5 a 4. Depois de abrir seis pontos em um bom momento defensivo, o jogo tornou-se mais emocionante e equilibrado, terminando o primeiro período em 16 a 15 para o ECP.

Segundo período – Com a mesma disposição defensiva do primeiro período, o Pinheiros alternou em vários momentos a liderança do placar. Porém, faltando três segundos, com um arremesso certeiro de três pontos novamente de Jimmy, terminou a primeira parte do jogo na frente: 36 a 34, com uma parcial 20 a 19.

Terceiro período – Com ua desatenção defensiva, o inicio do terceiro período não foi bom. Em um minuto o Vasco abriu cinco pontos (41 a 36). E com Vasco dominante, fez um parcial de 12 a 4, a diferença continuou em seis pontos (48 a 42). E com uma parcial de 19 a 9, o time vascaíno conseguiu a maior vantagem no final do período: 53 a 45

Quarto período – O período decisivo foi o melhor momento do Pinheiros, em especial na defesa. Conseguiu neutralizar as jogadas ofensivas do Vasco, mas o ataque não teve a mesma sorte, inclusive no lance livre. E não conseguiu reverter a vantagem do adversário.

 Série melhor de três – playoff

Jogo 1 – Dia 20 – EC Pinheiros 56 x 64 Vasco da Gama

Jogo 2 – Dia 26, 20 horas – Vasco da Gama x EC Pinheiros
Local – São Januário – Rio de Janeiro (com TV)

Jogo 3 (*) – Dia 28/4, 11 horas – Vasco da Gama x EC Pinheiros (com TV)
*Caso necessário