Levantador de peso pinheirense Marco Túlio é o único atleta brasileiro da categoria masculina convocado para o Mundial do Uzbequistão
São Paulo (SP) — O mineiro Marco Túlio Gregório, de 30 anos, representará as cores do Brasil e do Esporte Clube Pinheiros no Mundial de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) de 07 a 17 de dezembro em Tashkent, Uzbequistão. Há dez nos no Pinheiros, Gregório conquistou várias medalhas em Pan-Americanos e Sul-Americanos da modalidade. Em mundiais, tem a sexta colocação em Anaheim (EUA), em 2017 como resultado mais relevante.
O pinheirense obteve a classificação para o Mundial no Pré-Olímpico da República Dominicana, antes dos Jogos de Tóquio, e ratificou a vaga com a medalha de prata no Pan-Americano de Guayaquil no Equador, em novembro. Gregório obteve 165 kg no arranco e 190 kg no arremesso, sendo que suas melhores marcas pessoais são: 185 kg no arranco e 205 kg no arremesso.
“Passei mal quando cheguei ao Equador, talvez uma virose, e fiquei bem longe das minhas principais marcas, mas agora não é mais questão de peso e sim, de eu estar bem no dia da prova. A briga será comigo mesmo, naquela uma hora de competição”, avaliou Gregório, que viaja nesta segunda-feira (06) para competir na categoria até 96 kg em 14 de dezembro.

As restrições impostas pela pandemia em 2020, sobrecarregou o calendário de várias modalidades em 2021, inclusive o LPO. “O ano está sendo bem cansativo, mas, mesmo com o corpo cansado a motivação fala mais alto. Vou dar o sangue. Estou com 30 anos, mas me sinto melhor como atleta do que aos 20. A musculatura calejou e eu amadureci”, contou o pinheirense.
Capital mundial do LPO — Gregório já competiu várias vezes, mas está será a primeira vez no Uzbequistão.
“As estrelas do esporte nesses países são os levantadores de peso, são verdadeiros ídolos. A estrutura das competições é fantástica e os ginásios lotam em diariamente. É muito gostoso competir nesses países, onde os atletas seguem no alto rendimento até 36, 38 anos”, considerou o levantador de pesos.
Há uma década defendendo o Pinheiros em disputas internacionais, Gregório projeta seus principais adversários no Mundial. “O canadense e o venezuelano estão entre os principais atletas na minha categoria. Uma galera da Ásia e do Leste europeu foi pega no doping, o que deu espaço para os halterofilistas das Américas”, comentou o pinheirense, ávido por retornar da terra do LPO com uma medalha no peito.
Fotos: Cliquemonstro
Fique por dentro das notícias do LPO https://www.ecp.org.br/noticias_LPO
Pinheiros nas Olímpiadas https://www.ecp.org.br/linhadotempo
