Os dois tenistas do Pinheiros começam uma nova fase, agora com ponto na ATP
Na mesma semana, simultaneamente, dois tenistas do Esporte Clube Pinheiros conseguem vitórias em torneios profissionais, e conquistam pontos para a ATP – a Associação de Tenista Profissional: Tomás Macedo, de 17 anos, e Henrique Nogueira, de 22 anos. E projetam novos avanços na carreira profissional.
Henrique Nogueira, associado do Clube, começou bem cedo, desde os 6 anos na escolinha, passando por todas categorias, mas preferiu interromper a carreira tenística para estudar, jogando bem pouco nos quatro anos de faculdade, até se formar em Administração de Empresas pelo Insper. Agora quer repaginar a carreira no tênis já como profissional.

Nogueira conquistou seu primeiro ponto na ATP na quarta-feira (26) ao vencer o também brasileiro Lucca Pinto, com um duplo 6/3 no Torneio Profissional M15 de La Paz na Bolívia.
No seu retorno ao tênis competitivo, depois da faculdade, Henrique vinha batendo na trave nos últimos torneios, mas sempre perdia na final do qualy. “Agora estou entendendo melhor o jogo, tomando melhores decisões, falhando menos nas horas decisivas e isso deve ao amadurecimento para conseguir esse ponto. Foi jogo duro, tive que errar pouco e jogar consistente para ganhar”.
Com a entrada no ranking da ATP, o pinheirense tem mais chances de seguir no tênis e jogar torneios mais fortes. “Agora tirando esse peso das costas que era conseguir ponto para entrar na ATP, vou tentar pontuar mais e buscar torneios maiores”, concluiu.

Tomás Macedo
O gaúcho Tomás Macedo está no Pinheiros desde os 14 anos e já é uma realidade. Jogando o no Torneio Profissional M15 de Ribeirão Preto, ele venceu o argentino Juan Ignacio Zamora, de 21 anos, por 7/6 (3) e 7/5 na última quarta-feira (26). No segundo jogo nesta quinta-feira (27), Macedo foi superado por Nicolas Oliveira 6/4 e 6/3. “Joguei bem, mas o cara foi muito forte”, disse.
“Estou muito feliz por ter conquistado meu primeiro ponto na ATP no M15 de Ribeirão Preto em um jogo que me exigiu muito mentalmente e fisicamente. Não estava esperando o convite para a chave principal, soube de última hora e isso me motivou muito. Consegui jogar bem nos dois jogos e saio daqui confiante e sabendo que estou no caminho certo. Quero agradecer a todos meus treinadores e minha família pelo apoio de sempre”, disse Macedo.
Depois fez uma previsão para 2026. “Vou continuar focando nos torneios da ITF juvenis de pontuação alta e nos futures. Começo o ano treinando duas semanas na Argentina e depois já jogo quatro torneios seguidos em Lima, Assunção, Porto Alegre e Gaspar, todos da ITF J300 e o último o Banana Bowl (J500). Esse ponto na A|TP vai me ajudar a entrar em vários torneios profissionais, muitas vezes entrando direto na chave principal”, concluiu Macedo.
A temporada 2025 de Tomás Macedo vem sendo muito boa. Nos torneios juvenis, foi soberano por onde participou.
– Campeão Copa São Paulo 2025 – simples
– Campeão ITF J30 Porto Alegre – simples e duplas
– Campeão Brasileirão duplas
– Campeão ITF J60 Santiago – duplas
ECHE E EQUIPE
O head coach do alto rendimento do tênis do Pinheiros, Eduardo Eche, vibrou com os dois resultados: “Foi sensacional pelo trabalho da nossa equipe de técnicos e diretores da área estão muito empolgados. É uma conquista, inserir um atleta ativo e outro que treinou muitos anos conosco e após se formar no Insper e decidir voltar a jogar o circuito profissional e começou sua escalada no ranking da ATP, é muito gratificante para nós”.
Henrique Nogueira tem como técnico Anderson Santos e o Tomás Macedo é treinado pela equipe de técnicos, com André Hoffmann, Kelvin Vieira, Bruno Moreira e Eduardo Valin.
