fbpx

26 de abril: vai que é tua, goleiro!

Seja no campo, na quadra, no gelo  ou na água, eles estão sempre prontos para impedir o momento mais esperado do jogo e em muitas vezes os goleiros se transformam em heróis

 

Solitários junto às traves, geralmente eles “assistem” o jogo inteiro à espera da bola, mas quando ela chega não significa que é um bom sinal, pelo contrário, o sossego acaba. São eles os responsáveis por impedir que aconteça o momento mais aguardado do jogo, o gol. Ao mesmo tempo, também podem ser aclamados como heróis cada vez que fazem aquela defesa incrível, que parecia ser impossível, chamada de milagrosa.

O dia 26 de abril foi escolhido para homenagearmos os goleiros. A data está relacionada a um dos ídolos brasileiros da posição na modalidade que é vista como paixão nacional, o futebol. Haílton Corrêa Arruda, o Manga, além de grandes equipes brasileiras e estrangeiras, defendeu também a seleção brasileira e rotineiramente saia aplaudido de campo, sendo 26 de abril a data do seu aniversário.

Mas nem só de futebol vive um goleiro. Vocês sabiam que existem outros esportes que também contam com essa função?

No Pinheiros temos goleiros em 4 modalidades:

Futebol

Ambiente: campo (outdoor)

Goleiro: o único na partida que pode usar as mãos, é peça chave na defesa, sendo que a sua principal função é evitar que a equipe adversária faça o gol.

Sobre a modalidade: considerado o esporte coletivo mais popular do mundo, o futebol consiste na disputa entre duas equipes, cada uma composta por 11 atletas, sendo dez jogadores de linha e um goleiro. O objetivo principal de uma partida de futebol é justamente fazer gol no time adversário e ganha aquele que fizer o maior número de gols. Aí entra a função do nosso “protagonista da vez”.

No Pinheiros: a modalidade sempre teve um papel importante na história do Clube. Foi justamente o futebol que motivou o surgimento do Sport Clube Germânia, um dos fundadores da Liga Paulista de Futebol em 1901. O Germânia conquistou dois títulos estaduais: 1906 e 1915 em um cenário ainda amador. Hoje, o futebol é um dos esportes que mais atraem os associados. Saiba mais sobre a modalidade no Clube: Futebol ECP

Futsal

Ambiente: quadra ou ginásio (indoor ou outdoor)

Goleiro: as mesmas funções do goleiro de campo

Sobre a modalidade: podemos considerar o futsal como uma adaptação do futebol tradicional. Muitos jogadores iniciam careira no futebol de salão, como era chamado até recentemente. Ao invés de 11 atletas, as equipes são compostas por 5 jogadores, sendo quatro na linha e um no gol.

No Pinheiros: o futsal também é uma prática associativa que passou a ser oferecida no Clube desde 2008 e hoje atende aos jovens entre 10 a 17 anos. Saiba mais sobre a modalidade no Clube: https://www.ecp.org.br/esportes-e-atividades/futsal/

Handebol

Ambiente: quadra ou ginásio (indoor)

Goleiro: no handebol é o único que pode usar os pés, além das mãos, para fazer a defesa, impedindo que a equipe adversária faça o gol.

Sobre a modalidade: se fosse para descrever para um leigo o que é o handebol, poderíamos dizer que se trata de uma mistura de futebol, com basquete. Assim como no futebol, o objetivo é fazer gol na equipe adversária, em arremessos com a mão. O jogador movimenta a bola com as mãos por meio de passes até chegar ao gol adversário. São permitidos apenas três passos com a bola na mão, depois o jogador tem que passá-la ou arremessá-la. As equipes são formadas por sete jogadores, sendo um deles, o goleiro.

No Pinheiros: considerado um Clube formador, o Pinheiros possui uma base forte do handebol, que projeta os atletas para as equipes principais, tanto masculina, quanto feminina, ambas detentoras de diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais em todas as categorias. O Clube também tem importantes participações ao longo dos anos, nas seleções brasileiras, representado o país em Jogos Olímpicos e outros grandes eventos.

Saiba mais sobre a modalidade no Clube: Handebol ECP

Polo Aquático

Ambiente: piscina (outdoor ou indoor)

Goleiro: é o único que pode pegar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo

Sobre a modalidade: também é um esporte de confronto entre duas equipes, com o objetivo de fazer o maior número de gols possível. Podemos comparar com o handebol, mas com a condição de ser jogado dentro da água e não em uma quadra. Cada equipe também é composta por sete atletas (um goleiro).

Os praticantes obrigatoriamente têm de saber nadar. A piscina geralmente possui dois metros de profundidade e o jogador não pode tocar os pés no chão. Os atletas também não podem pegar a bola com as duas mãos, tanto para receber, quanto para arremessar, nem afundá-la para impedir o adversário de roubá-la.

No Pinheiros: começou a ser praticado em 1949 por atletas da Natação e em 1952 passou a disputar competições. O Pinheiros é até hoje base das seleções brasileiras masculina e feminina do Brasil, tendo no Polo uma modalidade que atravessa gerações.

Vale lembrar que em todas as Olimpíadas das quais o Brasil participou, o Clube marcou presença. Saiba mais sobre a modalidade no Clube: Polo ECP

 

Fora as modalidades citadas acima temos também o Hóquei, mas no Pinheiros não há a pratica da modalidade. 

 

Hóquei (no gelo e na grama)

Ambiente: quadra de gelo ou grama

Goleiro: usa proteção dos pés à cabeça (incluindo capacete, que é similar ao de futebol americano). É o único jogador que atua exclusivamente na defesa. Além de utilizar-se dos pés e as mãos nas defesas, também conta com o auxílio de um taco.

Sobre a modalidade: pode ser praticado em pistas de gelo, ou na grama, sobre o qual os jogadores deslizam com patins ou chuteiras e carregam um taco, com o qual conduzem um disco (ou bola) em direção ao gol e o objetivo também é marcar o maior número de gols.

O hóquei no gelo, é praticado em ambientes com temperatura de até menos 10°C ou com gelo especial. As equipes são compostas por seis jogadores e cada partida tem três tempos de 20 minutos, com intervalos de 15 minutos e utiliza-se o disco (puck). Já no hóquei em campo (grama), cada time tem 11 jogadores, como no futebol, e as partidas tem dois tempos de 35 minutos, com intervalo de 10 minutos. Utiliza-se uma bola de aproximadamente 7cm de diâmetro e 170 gramas, feita de plástico (PVC e cortiça).