CIAA

O Centro Integrado de Apoio ao Atleta, atua em todas as esferas esportivas. O setor é responsável pela integração das áreas que dão suporte ao processo de treinamento, como a: Preparação física e Análise de Desempenho esportivo.

O Centro oferece suporte metodológico a equipe técnica, através da organização dos dados, conteúdos de treinos e da padronização dos registros monitorados. Levando a resultados mais exatos quando o assunto é melhoria de performance e adaptação de treinamento. O CIAA atende 63 equipes entre formação e alto rendimento, sendo 15 modalidades Olímpicas: Atletismo, Badminton, Basquete, Esgrima, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Polo Aquático, Remo, Saltos Ornamentais, Triatlo, Tênis e Vôlei. Totalizando cerca de 750 atletas atendidos pelo Centro.

Além do atendimento especializado, o CIAA oferece suporte metodológico à equipe técnica, por meio da organização dos conteúdos de treinamento bem como a padronização dos registros dos mesmos e monitoramento regular e sistemático das tarefas de preparação.

O controle e monitoramento das respostas biológicas, funcionais e comportamentais, associadas ao processo de treinamento, são realizados periodicamente pelo o CIAA e enviados aos técnicos, que por sua vez podem utilizar as informações provenientes do monitoramento para fazer os ajustes individuais necessários no conteúdo de treino.

Projeto Jovens Pinheirenses: 
Os objetivos consistem em realizar avaliação anual dos aspectos físicos-motores de crianças e jovens de 3 aos 16 anos de idade. Mais especificamente, será avaliada a massa, estatura e estatura sentada para obtenção de indicadores do crescimento físico e “Maturity Offset”. Assim como a avaliação de indicadores de envolvimento no esporte e atividade física das crianças / jovens e seus pais via questionário on-line, com intuito de conhecer aspectos que potencializam o envolvimento nas aulas. Em termos de avaliação coordenativa utilizaremos o instrumento alemão KTK (Körperkoordinationstest Für Kinder) e através de filmagens de habilidades motoras básicas TGMD – 3 (Test of Gross Motor Development – 3rd edition). As informações serão apresentadas em forma de relatórios individuais para os pais via login no Portal dos Associados, por modalidade e turma para os coordenadores e professores.