fbpx

Novembro 2018

Informativo Nº 9

Novembro de 2018

Jardim De Infância Tia Lucy

Para refletir

A fábula do currículo
Freinet

Uma vez, os bichos, preocupados com a complexidade da vida atual, resolveram copiar os homens, organizando uma ESCOLA que melhor pudesse prepará-los para enfrentar os problemas da existência.

Acompanhando ideais educacionais em voga, optaram por um currículo teórico-prático, constando, em essência, das seguintes disciplinas: CORRIDA-ESCALADA-NATAÇÃO E VOO.

A fim de facilitar a execução do plano, atendendo simultaneamente a um maior número de alunos, ficou resolvido que quem se matriculasse na Escola, estudaria todas as matérias em curso.

O Cisne, nadador exímio, mostrou-se desde logo melhor que o professor. Conseguiu notas razoáveis em VOO, mas revelou-se aluno muito fraco em CORRIDA. Coitado… quase sempre tinha que ficar depois do horário para treinar CORRIDA. Por isso, teve que reduzir as horas que dedicava à NATAÇÃO, atividade tão do seu agrado. Na verdade, o que conseguiu mesmo foi ficar com as patas esfoladas. Por causa disso até seu humor se modificou, e vivia emburrado.

Talvez, por esse motivo, quando chegou a época do exame final, estava tão cansado que até em natação obteve apenas uma nota regular. Contudo, como o sistema de aprovação era o da média aritmética das notas obtidas nas diferentes matérias, conseguiu passar “raspando”. Aliás, nessa altura, era visível que os alunos não mais se preocupavam com o aproveitamento escolar, ou real aprendizagem das matérias. O importante era garantir uma média final que desse para passar e garantir o certificado.

O COELHO, por exemplo, sempre fora o melhor de todos em CORRIDA, que treinava diariamente. Mas ficava atrapalhado e nervoso nas aulas de natação. Dava até a impressão de que, quanto mais se aplicava, menos aprendia. Vivia falando nos pesadelos que tinha, por causa do exame de NATAÇÃO.

O GATO, de saída, superou todos os colegas do curso em ESCALADA, mas acabou por se indispor com o professor, porque preferia adotar processos próprios de subida, inventados por ele, e muito eficazes até, mas que nem sempre coincidiam com os ensinamentos recebidos. Acabou tachado de aluno-problema no curso de VOO, porque o professor insistia em que ele alçasse voo de solo, enquanto o gato sustentava que só conseguia “voar” baixando do topo das árvores até o chão.

No fim do curso, um PATO tranquilo, assíduo, diligente, pouco amável, que nadava bem, voava sofrivelmente e atravessava gingando o gramado, numa imitação de corrida, alcançou a média mais elevada do grupo.

O DIRETOR da Escola convidou-o para ser o orador da turma, na cerimônia de formatura. Mas a festa foi triste… O grupo alegre dos primeiros dias não parecia o mesmo. Estava bem menor. Muitos haviam desistido no meio do caminho; outros haviam sido reprovados. Quase todos estavam cansados e ainda alguns revelavam grande desânimo e pessimismo quanto ao futuro.

Com carinho e cuidado

Regina
“NÃO AO DESPERDÍCIO”

– Não se esqueçam de deixar no nosso varal os uniformes que não forem servir para o próximo ano, pois com certeza serão bem aproveitados.

NATAL DOS AJUDANTES: a lista de Natal dos nossos ajudantes está aberta na Secretaria da Escola, para contribuições das famílias

CONVITE
FORMATURA DA 73ª TURMA
Os diplomandos sentir-se-ão honrados com sua presença na Festa de Formatura.
Dia: 30 de novembro
Horário: 18h
Local: C.C.R.

Tema: “ BRINCAR É … “

AGENDA DE DEZEMBRO
– 03 – Reuniões de pais* – período da tarde – 18h30
– 05 – Reunião de Pais – período da manhã – 18h30
– 07 – último dia de aulas
– 08 – Confraternização de final de ano*
*seguirão circulares informativas

ROTEIRO DE AULAS 2019

Clique aqui para ver o roteiro para o próximo ano letivo.