fbpx

Crianças em casa: como aproveitar este momento da melhor forma possível?

Em um momento delicado e que exige colaboração de toda a população mundial, tem sido essencial que cada um faça sua parte e que respeitem as recomendações de manterem-se em suas casas e evitar o máximo possível locais e situações com grande número de pessoas circulando. Diante deste cenário, muitas instituições e estabelecimentos, como é o caso de escolas, shoppings, parques e clubes tem interrompido suas atividades temporariamente.

Mas o que fazer com as crianças em casa, já que até mesmo as áreas de lazer em condomínios estão restritas? Afinal, é preciso manter os pequenos entretidos e arrumar alternativas para que eles consigam gastar sua energia e poderem passar por este período de quarentena da forma menos impactante possível. Vale lembrar que se a recomendação é que evitemos o contato com outras pessoas, chamar o amiguinho para brincar em casa, pode não ser a melhor alternativa.

É importante ressaltar que não se trata de um período de férias e que a ocasião exige atenção e cuidados por parte de todos, no entanto, esta pode ser também uma alternativa para dar uma pausa na rotina corrida e curtir um momento em família, aproveitando mais o tempo com os pequenos.

 

Confira dicas de atividades para fazer com as crianças:

–  Desenho e Pintura: a atividade é bem simples e costuma ser popular entre a criançada. Você pode imprimir os personagens preferidos do seu filho (geralmente é fácil encontrar desenhos para colorir em uma rápida busca na internet), ou é possível também deixar a criatividade livre e disponibilizar alguns papéis em branco para que eles desenhem livremente. E porque não se arriscar e desenhar junto com ele também?

– Piquenique: a brincadeira já pode começar na preparação dos lanchinhos, com filhos e pais indo para a cozinha juntos. Também é uma alternativa de fazer uma atividade ao ar livre, seja no quintal ou na varanda de casa.

– Circuito de Atividades: esta pode ser uma boa alternativa principalmente para as mamães e papais que gostam de se exercitar. É possível aproveitar tudo que tem disponível em casa, inclusive os móveis, uma cadeira pode ser um dos obstáculos, por exemplo. Criar um circuito onde é preciso passar pelos obstáculos e chegar até a parede equilibrando um balão, pode ser uma outra alternativa.

– Caça ao Tesouro: também como uma outra possibilidade de exercitar-se, esconder um “tesouro”, criar um mapa e espalhar pistas pela casa, também é uma forma das crianças queimarem energia de forma divertida.

– Mimicas: e que tal brincar de adivinhar qual é o filme, a música ou aquele personagem do desenho, sem que ninguém diga nenhuma palavra? Fazer mimicas sempre rende boas risadas e é uma atividade que não exige muito para ser realizada, apenas o bom humor e criatividade.

– Construir Brinquedos: o tempo em casa também pode servir para ensinar as crianças sobre a importância da reciclagem. Aquela caixa de sapato vazia pode se transformar em um carrinho, ou até uma caminha de boneca e uma garrafa pet pode se transformar em um robô, um vai-e-vem ou o que mais a criatividade nos permitir.

– Atividades Educativas: com os pequenos temporariamente longe da escola, também é possível fazer a manutenção da aprendizagem, com atividades envolvendo a tabuada ou o abc. Vale inclusive a famosa brincadeira de escolinha.

– Jogos de Tabuleiro: esta pode ser uma boa alternativa principalmente para os mais grandinhos. Um bom jogo de tabuleiro pode incentivar o raciocínio, é uma boa alternativa de reunir toda a família e a diversão é sempre garantida.

– Sessão de Cinema: aproveitar as plataformas de séries e filmes, ou resgatar aqueles bons e velhos DVDs acompanhados de um belo balde de pipoca, também é uma opção que costuma agradar bastante.

– Jogos Eletrônicos: apesar das atividades que permitem uma maior interação entre pais e filhos serem sempre uma boa alternativa, não podemos deixar de usar a tecnologia ao nosso favor. Fazer aquele campeonato de futebol ou ajudar o seu filho a cumprir uma missão e viver uma aventura digital, também é uma boa pedida.