Equipe fez um ótimo segundo período, abriu vantagem e administrou para carimbar a vaga na próxima fase
O E.C. Pinheiros garantiu vaga nas quartas de finais do NBB 2022/23 ao vencer o Caxias do Sul Basquete por 78×60 neste sábado, dia 22, no Poliesportivo Henrique Villaboim, e alcançar 2×0 no placar agregado. Agora, a equipe enfrenta o São Paulo pelas quartas de finais. As datas e os horários ainda serão confirmados pela NBB.
“Conseguimos impor nosso jogo e nossa estratégia. Seguramos a equipe do Caxias defensivamente e cumprimos bem o nosso papel. Agora é descansar, trabalhar bem na próxima semana para enfrentar o São Paulo”, destacou o pivô Dikembe.
No jogo, o ala/armador Jonas Buffat foi o maior pontuador com 16 pontos e o armador Felipe Ruivo veio logo em seguida com 15. O pivô Dikembe foi o líder dos rebotes com 11.
Se dentro de quadra o time azul e preto correspondeu, fora dele não foi diferente. A começar pelo Hino Nacional, orquestrado pelo Quarteto em Fá. Antes do início da partida, uma homenagem foi prestada à professora de educação física, Cinthia Barbosa, campeã Sul-Americana de basquete com a Seleção Brasileira e que ajudou a imobilizar o aluno que praticou um atentado na escola Thomazia Montoro. “Sinto-me honrada pela homenagem e aproveito o momento para trazer à reflexão sobre os valores que temos que passar, principalmente para as crianças. O Basquete retrata bem sobre isso: pensar no bem coletivo e na união”, comentou.
Já no intervalo da partida, o grupo de dança “Estúdio 8” fez uma apresentação que foi aplaudida de pé pelos torcedores presentes, que mais uma vez fizeram sua parte e compareceram em grande número no Ginásio Henrique Villaboim, com bexigas e cantorias.
David Pelosini, que comemora hoje o dia do treinador de Basquete (veja aqui), escalou a equipe titular com: Ruivo, Munford, Richard, Jefferson e Dikembe.
O Jogo – 1Q – O primeiro período foi de um jogo truncado, com muitas disputas físicas entre as duas equipes, com alternâncias no placar. O Pinheiros saiu na frente por 20×18.
2Q – No segundo período, o Pinheiros encaixou melhor as ações coletivas e conseguiu abrir vantagem no marcador: 42×29.
3Q – No terceiro, o equilíbrio prevaleceu, com ambas equipes fazendo mais 12 pontos. 54×41.
4Q – No quarto e último período, o Pinheiros soube se defender e concluir bem as jogadas, para vencer a partida por 78×60.