Primeiro Festival de Esgrima Mestre Buonafina acontece de 21 a 23 de abril

Homenageando um dos principais nomes da Esgrima no Brasil, o Esporte Clube Pinheiros realiza o 1º Festival de Esgrima Mestre Buonafina, de 21 a 23 de abril, das 9 às 18h, nos Ginásios de Handebol e Esgrima. Além do Festival Infantil, acontece também o Torneio Nacional Pré-Cadete, ambos nas categorias sabre, espada e florete.

Confira a programação!

21/04

Sabre Masculino e Feminino Infantil até 9 anos

Espada Masculino e Feminino Infantil até 13 anos

Florete Masculino e Feminino Infantil até 11 anos

Sabre Masculino e Feminino Pré-Cadete

22/04

Sabre Masculino e Feminino Infantil até 11 anos

Espada Masculino e Feminino Infantil até 9 anos

Florete Masculino e Feminino Infantil até 13 anos

Espada Masculino e Feminino Pré-Cadete

23/04

Sabre Masculino e Feminino Infantil até 13 anos

Espada Masculino e Feminino Infantil até 11 anos

Florete Masculino e Feminino Infantil até 9 anos

Florete Masculino e Feminino Pré-Cadete

Sobre o Mestre Buonafina

Nascido na Itália, Angelo Pio Buonafina começou sua carreira na Esgrima aos 10 anos e aos 13 já era o mais jovem esgrimista a participar do Campeonato Nacional Italiano com grande destaque.

Veio para o Brasil em 1949 e logo foi convidado para dar aulas aos melhores esgrimistas brasileiros, como Ferdinando Alessandri, mas também formar novos atletas. Em 1955, foi convidado pelo então diretor de Esportes, Francisco Lotufo Filho, para comandar o Departamento de Esgrima do Pinheiros. A estrutura para o esporte ainda era precária, mas com a ajuda do diretor de Esgrima, João Gasparini, os atletas pinheirenses na modalidade começaram a conquistar bons resultados e a Esgrima foi crescendo no Clube.

Durante 35 anos, Buonafina foi o responsável pelos melhores esgrimistas brasileiros, como os atletas beneméritos Humberto Calabrez Filho, Yara Coelho, Francisco Itálico Buonafina, Marcia da Silva Leonelli, Eloisa Brasil de Moraes e Roberto Lazzarini e outros grandes nomes desse esporte como Roberto Cappellano, Mario Gasparini, Paula Lazzarini, Frederico Alencar e Renato Alessandri.

Mesmo sendo convidado para ser técnico da Seleção Brasileira de Esgrima, Buonafina nunca aceitou, preferindo se dedicar aos jovens atletas do Pinheiros. Foi conselheiro do Clube de 1993 a 1998, quando voltou para a Itália. Retornou ao Brasil e ao Pinheiros em 2010.

10265-festival-infantil-mestre-buonafina-e-torneio-nacional-pre-cadete-de-esgrima-v0d3