Judoca disputou a final olímpica contra o japonês Hifumi Abe
O judoca Willian Lima fez história e conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Paris 2024. O atleta do E.C. Pinheiros enfrentou Hifumi Abe, do Japão, na final olímpica pela categoria -66kg, neste domingo, dia 28 de julho, e se tornou o primeiro brasileiro medalhista desta edição.
Durante o combate, o japonês aplicou 2 waza-ari (ippon) e conquistou o ouro. Emocionado, Willian falou após a luta. “A derrota doi, ainda mais numa final. Eu sabia que tinha condições de ser campeão, treinei muito e abdiquei de muita coisa. Queria a medalha de ouro, mas fico muito feliz porque falei para o meu filho que eu ia colocar a medalha no pescoço dele hoje, e eu vou”, declarou.
Caminho até a medalha Olímpica
Willian estreou vencendo Sardor Nurillaev, do Uzbequistão, depois avançou às oitavas de finais ao bater Serdar Rahimov do Turcomenistão.
Nas quartas, aplicou um ippon e venceu Baskhuu Yondonperenlei. Na semifinal, utilizou mais uma vez o ippon para vencer Gusman Kvrgysbavev, do kazaquistão, e garantiu assim a vaga na final contra o japonês e ficar com a prata após ser superado com dois waza-ari.
Willian Lima se junta a um seleto grupo de judocas medalhistas Olímpicos do Pinheiros
Com a medalha de prata, Willian Lima se tornou o quarto judoca medalhista olímpico pelo Pinheiros. Confira a lista:
Douglas Eduardo Brito Vieira – Prata (Los Ângeles – 1984)
Leandro Guilheiro – Bronze (Pequim 2008)
Rafael da Silva, o Baby – Bronze (Londres 2012 e Rio 2016)
Willian Lima – Prata (Paris 2024)
Larissa Pimenta – Bronze (Paris 2024)
Beatriz Souza – Ouro (Paris 2024)