Rumo ao playoff do NBB, Pinheiros derruba bicampeão mundial

Classificado para as oitavas de final, Time Azul e Preto surpreendeu o vice-líder Flamengo neste sábado (16/4) no Henrique Villaboim

São Paulo (SP) – No encerramento da fase de classificação do NBB, o Pinheiros elevou o moral para iniciar o playoff das oitavas de final contra o Corinthians. Venceu o vice-líder e bicampeão mundial, Flamengo, por 92 a 80 neste sábado (16/4) no Poliesportivo Henrique Villaboim, chegando à 15ª vitória.

No começo da partida o Flamengo fez 2 a 0 e nunca mais ficou à frente no placar. O Pinheiros foi expandindo a vantagem e a partir do minuto final do segundo quarto dominou o jogo sempre com diferença em torno de dez pontos, chegando a 19 no início do último quarto. Coleman foi o cestinha da partida com 23 pontos.

Ala-pivô Jefferson William

Outros quatro jogadores pontuaram acima de dois dígitos: Munford (16), Gui Abreu (15), Gabriel (13) e Jefferson (10). Gui Abreu obteve o duplo-duplo (15/10) e Gabriel ainda ofereceu oito assistências. O Pinheiros, oitavo colocado, tem a vantagem de dois mandos contra o Corinthians, nono, na série melhor de três.

O primeiro jogo da série melhor de três contra o Corinthians será quarta-feira (20) no Parque São Jorge às 21h, com transmissão pelo YouTube da LDB. O segundo, sábado (23) às 16h10 no Poliesportivo ao vivo na TV Cultura e o terceiro, se necessário, dia 25 também no Poliesportivo. O vencedor passará às quartas de final. Os outros três duelos serão: Bauru x Pato, Unifacisa x Caxias e Paulistano x Rio Claro. Os quatro primeiros, Franca, Flamengo, Minas e São Paulo seguem diretamente às quartas de final.

Sempre ponderado, o técnico David Pelosini exaltou o momento do Pinheiros. “Fechar a fase de classificação com 15 vitórias é um número expressivo para um time que hoje, por exemplo, foi para a quadra com seis jogadores de LDB e quatro adultos, diante de um time com vários jogadores de seleção brasileira. Isso dá moral e traz confiança”.

“O playoff será um novo momento, um campeonato à parte. Vencemos o Corinthians no turno e returno, mas o jogo é definido na quadra. Espero que todos os meus atletas estejam saudáveis na quarta-feira”, desejou Pelosini, seguro com a evolução gradativa da equipe ao longo do NBB.

O Pinheiros iniciou a partida com Gabriel, Buffat, Jefferson, Coleman e Gui Abreu. Também jogaram Deryk, Maicon, Munford e Sena. No Flamengo, o técnico Gustavo Conti optou por entrar na quadra com Yago, Martinez, Batista e Mineiro. Martinez foi o rubro-negro com 17 pontos. Yago marcou 16 e deu nove assistências.

 

Fotos: Ricardo Bufolin / ECP