Disputa foi bem acirrada entre o Azul e Preto, Flamengo e Praia Clube
Mostrando a seriedade com que trabalha a formação de atletas, envolvendo dezenas de profissionais nas 17 modalidades olímpicas, além dos esportes associativos, o Esporte Clube Pinheiros foi eleito, mais uma vez, o Clube Formador do ano, pelo segundo ano consecutivo. O prêmio é concedido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), coroando o clube com o melhor desempenho no ano. O prêmio foi entregue ao presidente Carlinhos Brazolin em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (8), no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em todas as edições do prêmio, criado em 2017 pelo CBC, com apoio da Fenaclubes – Confederação Nacional de Clubes, o Pinheiros esteve sempre conquistando um troféu, graças ao trabalho arrojado que faz na formação de atletas. A disputa foi grande novamente e também com o Flamengo, que ficou em segundo lugar e, em terceiro, o Praia Clube-MG.
Além do presidente Brazolin, estão no Congresso de Clubes em Florianópolis os diretores Fábio Ferraro (diretor de esportes coletivos e raquetes), Maurício Vianna (esgrima), Rodrigo Montoro (basquete) e Rodrigo Rojas (handebol). Os pinheirenses Luiz Eduardo Cardia, João Luís Palermo e Gérson Vianna estão no Congresso de Clubes pelo Sindiclubes – Sindicato de Clubes de São Paulo.
O Pinheiros foi escolhido o Clube Formador do Ano graças ao desempenho apresentado em todos os Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI), em colocações de modo geral e participações, além do peso do ciclo olímpico – o Clube classificou 34 atletas para os Jogos de Paris, cinco deles (Beatriz Souza, Larissa Pimenta, Rafael Silva, William Lima e Alison dos Santos) trouxeram oito medalhas.
O troféu deste ano foi conferido ao Pinheiros em função dos resultados nas modalidades de atletismo (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), esgrima (masculino), handebol (feminino), judô (feminino) e polo aquático (feminino). O resultado só saiu quase meia-noite desta sexta-feira.
Veja abaixo o vídeo apresentado na premiação
O presidente Brazolin vibrou com mais um troféu – o segundo de sua gestão. “A conquista deste troféu é mais um reconhecimento do que o Pinheiros faz ao esporte olímpico brasileiro. Ser eleito novamente o Clube Formador confirma que o nosso DNA continua intacto. Isso graças ao trabalho dos nossos diretores, dos técnicos, atletas, colaboradores em geral e os pais, associados ou não, que acreditam na força do esporte para uma boa formação de caráter e cidadania. Estou feliz por receber o prêmio, mas ele é de todos os envolvidos na logística para que tenha sucesso”.
As modalidades que deram o Prêmio ao ECP
1ª Edição – Prêmio Ciclo 2017-2020
Judô, Ginástica Artística Esgrima, Basquetebol e Atletismo
2ª Edição – Prêmio 2021-2022
Ginástica Artística (Masculino)
Handebol (Masculino)
3ª Edição – Prêmio 2022-2023
Atletismo (Masculino e Feminino)
Natação (Masculino e Feminino)
Polo Aquático (Masculino e Feminino)
Esgrima (Masculino)
Handebol (Feminino)
4ª edição – 2022-2024
Atletismo (Masculino e Feminino)
Natação (Masculino e Feminino)
Esgrima (Masculino)
Handebol (Feminino)
Judô (Feminino)
Polo Aquático (Feminino)