Em jogo de altos e baixos, equipe venceu por 96 x86 (50×37)
O Pinheiros venceu o Basquete Osasco por 96×86 (50×37) na manhã deste domingo, 1 de setembro, na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de Basquete, no Poliesportivo Henrique Villaboim.
Com seis vitórias em nove jogos, o Pinheiros avança para a segunda fase da competição em primeiro lugar, com 66,6% de aproveitamento. A liderança também garantiu a equipe Azul e Preta diretamente nos playoffs, que será disputada após a segunda fase – sendo assim, o técnico Vitor Galvani poderá utilizar o período como teste para chegar com o jogo mais consolidado.
A segunda fase do campeonato terá formato diferente: Os cinco primeiros colocados (que já possuem classificação direta aos Playoffs), formarão um grupo e jogarão entre si, com o mando de quadra invertido em relação à primeira fase.
O segundo grupo, que contempla do sexto ao décimo colocado, apenas os três primeiros colocados se classificarão aos playoffs. A Federação Paulista de Basquete irá divulgar nos próximos dias a tabela de jogos da segunda fase.
Com ausências de jogadores importantes, que estavam na disputa da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), o técnico do Pinheiros, Vitor Galvani escalou os cinco iniciais com Jojô Silva; Jimmy Dreher; Reynan Santos; Bernardo da Silva e Pedro Pastre.
O Azul e Preto tomou um pequeno susto no início do jogo ao ver o Osasco abrir 0-6 nos primeiros minutos, mas mostrando oportunismo nos rebotes defensivos e aproveitando as jogadas de transição, pouco a pouco o time foi chegando no placar e virou a partida ainda no primeiro período, faltando pouco mais de 2:46 para o término, que foi vencido pela equipe por 23×18.
No segundo período, já na frente do placar, Vitor Galvani rodou a equipe, colocando em quadra também os outros jogadores disponíveis, como foi o caso do armador Lucca Boracina, que converteu 11 pontos em pouco mais de 10 minutos que esteve em quadra. A dupla de ala-pivô, Vitor Cauã e Luiggi Fachin, também entraram bem e marcaram cinco e quatro pontos respectivamente. O Pinheiros foi para o intervalo vencendo a partida por 50×37.
Com ampla vantagem, o Pinheiros chegou a abrir 20 pontos no placar, 65×45, faltando 4:10 para o término do terceiro período. Entretanto, o Basquete Osasco reagiu na sequência e diminuiu para apenas nove pontos, faltando 2:10. Momento em que o técnico Vitor Galvani pediu tempo, reorganizou o time, que voltou a ampliar a vantagem para fechar o terceiro período com 14 pontos na frente, 73×59.
No último período o Pinheiros administrou a vantagem e garantiu a vitória na partida por 96×86.
O ala-armador Reynan Santos, que foi o maior pontuador da equipe, com 24 pontos, falou sobre a primeira fase da competição e atribuiu a liderança ao trabalho feito no dia a dia. “O trabalho que estamos fazendo junto com o Galvani, principalmente na parte individual, nos coloca nessa posição. Estamos trabalhando muito o individual e o coletivo, é um trabalho árduo que tem nos dado resultados e agora é continuar e também passar isso para os mais jovens”, analisou o jogador, que dedicou a vitória aos familiares que estavam presentes no ginásio. Lucca Boracina com 13 pontos foi o segundo maior pontuador da equipe no jogo.
CONFIRA COMO FOI A CAMPANHA DO PINHEIROS NA PRIMEIRA FASE
Pinheiros 85×62 Sesi/Franca
São Paulo FC 101×105 Pinheiros
Pinheiros 96 x 88 Corinthians Paulista
São José 84×56 Pinheiros
Mogi Basquete 68×77 Pinheiros
LSB Sorocaba 70×78 Pinheiros – SESI Votorantim
Pinheiros 83×79 CA Paulistano
Pinheiros 87×90 Bauru – Ginásio Henrique Villaboim
Pinheiros 96×86 Basquete Osasco