Pinheiros inicia o Campeonato Brasileiro com campeão no Florete Adulto Individual

Iniciou nesta quinta-feira, 22, o Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto de Esgrima, principal competição da categoria que reúne os melhores esgrimistas do país na disputa pelo título nacional, e que neste ano é sediada no Esporte Clube Pinheiros, onde serão reveladas as campeãs e os campeões nos jogos individuais e por equipe.

Na primeira rodada de jogos individuais da categoria Espada Feminina, que contou com fases classificatórias e eliminatórias, a favorita pinheirense, Marcela Silva, chegou à última fase da disputa com ótimo desempenho, mas durante a partida, acabou sofrendo uma crise de câimbra na perna e precisou deixar o embate com a rival curitibana. No entanto, apesar do ocorrido, a esgrimista alcançou a medalha de prata, ocupando o segundo lugar no pódio.

“Fiquei feliz por ter jogado em casa e trazer um resultado positivo para o clube como sede do campeonato. Esse ano foi muito duro pra mim, mas a equipe multidisciplinar e toda a infraestrutura do Pinheiros me ajudam muito. Não vou conseguir fechar esse ano com chave de ouro como gostaria, mas considerando tudo o que passei, acredito que foi um ótimo resultado”, afirma.

O técnico da categoria Espada, Marcos Cardoso, completa: “Não esperávamos pela lesão da Marcela, mas felizmente não foi nada grave. Acredito que logo ela poderá retornar à competição e à rotina de treinos. No demais, estamos felizes por voltar a competir em casa no Ginásio Poliesportivo, o que não acontecia desde 2006.

O fisioterapeuta, Caio Vieira aponta que “lesões são imprevisíveis e podem acontecer devido ao aumento repentino de acidose no corpo, causada pelos movimentos explosivos da modalidade, mas apesar dos contratempos, a equipe está bem e a preparação foi positiva, de forma geral”.

Já na categoria de Florete Masculino, os destaques pinheirenses foram Henrique Marques, que garantiu o primeiro lugar e consagrou-se campeão brasileiro do campeonato 2022, além de  Heitor Carmona e Paulo Morais, que também conquistaram seu lugar no pódio, ambos ocupando o terceiro lugar.

O atual tricampeão brasileiro comentou sobre a vitória: “Acredito que, desde as olimpíadas de Tóquio, o meu principal desafio é conciliar esporte e profissão e conseguir ajustar o horário de treino ao do trabalho, mas esse ano foi o melhor que já tive na Esgrima. Ganhei cinco das sete finais que competi, e é muito bom poder coroar toda uma temporada com um resultado tão positivo em casa. A prioridade agora é o circuito internacional e a classificação para Paris em 2024”.

A torcida esteve presente durante todo o campeonato incentivando e acompanhando cada etapa da competição. Para o técnico da categoria Florete, Roberto Lazzarini, “a importância de vencer em casa e a conquista do título solidificam a trajetória do Pinheiros e servem de espelho para os atletas mais novos que estão iniciando na modalidade”.

As competições se estendem até este domingo, 25, no Ginásio poliesportivo Henrique Villaboim.


Acompanhe a programação


Sexta-feira, 23:

Espada masculina individual;

Sabre masculino individual;

Florete masculino por equipes;

Espada feminina por equipes.

Sábado, 24:

Florete feminino individual;

Sabre masculino individual;

Espada masculina por equipes;

Sabre feminino por equipes.

Domingo, 25:

Florete feminino por equipes;

Sabre masculino por equipes

Acompanhe os resultados em tempo real aqui
As semifinais serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube da CBE.

Foto: Conceição /ECP