fbpx

Pinheiros Inclui

O Esporte Clube Pinheiros, dentro do seu papel de protagonismo perante a sociedade, possui um Programa de Inclusão e Diversidade – Pinheiros Inclui, desde novembro de 2019.

Por meio de uma pesquisa com o objetivo de conhecer o quadro de funcionários e suas percepções a respeito do tema diversidade, pode-se identificar o universo plural que temos no clube. Além disso, foram escolhidos, dentro do quadro de funcionários, embaixadores do Pinheiros Inclui que têm o papel de disseminar a política do programa, bem como seus conceitos e ações.

Organizações inclusivas oferecem condições de desenvolvimento para todos, dando oportunidades com equidade e reconhecendo que os diferentes trazem possibilidades de maior criatividade, inovação, dinamismo e excelência nas atividades do dia a dia, nos serviços prestados ao associado e na interação com a comunidade.

Para que o Programa de Inclusão e Diversidade seja abrangente e ajude a construir um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo, respeitoso, que reconhece cada indivíduo como de fato ele é, o Esporte Clube Pinheiros associou-se ao Instituto Ethos.

A associação nos permite acesso aos indicadores Ethos – uma ferramenta de gestão que possibilita o autodiagnostico da organização. Com base nas respostas dos questionários disponibilizados é gerado um relatório que servirá como parâmetro para o planejamento das ações e estabelecimento de metas para o avanço sustentável e responsável.

O Pinheiros Inclui abrange 5 grandes grupos que têm ações específicas em desenvolvimento:

 

Aprendizagem – Linha de partida

O programa para inclusão de jovens aprendizes já existe no ECP desde 2005. Inicialmente com postos de trabalho nas quadras de Tênis, passa agora a oferecer vagas em áreas administrativas e de atendimento aos associados. Os jovens e adolescentes encontram nessa oportunidade um meio para ingressar no mercado de trabalho, buscando seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, valorizando a educação e ganhando experiência no mundo corporativo.

 Pessoas com deficiência – PcD – Além da lei

Entre as ações já desenvolvidas pelo clube está o PIP – Programa de Inclusão Pinheiros, destinado aos associados com deficiência intelectual, que promove a integração em atividades esportivas e de socialização. Outra proposta é aumentar a participação de pessoas com deficiência no quadro funcional, contratando profissionais desse grupo em diversos postos de trabalho. Assim o Pinheiros Inclui desenvolve ações tanto para oferecer mais atividades ao corpo associativo quanto para oferecer oportunidades de trabalho aos PcDs.

Raça – Todas as etnias

A diversidade étnico-racial no âmbito corporativo deve refletir a realidade do Brasil, um país em que tantas nacionalidades convivem em meio a diversas regionalidades. Essa miscigenação étnica acarreta uma complexidade cultural em grande escala, gerando desafios para tornar a sociedade cada vez mais inclusiva e igualitária.

Gênero – Espaço para todos

Promoção da equidade de gênero é um dos objetivos do Pinheiros Inclui. As mulheres representam 38% do quadro funcional e 52% do corpo associativo. Para que esse número de fato seja representativo, é preciso que as oportunidades sejam iguais em cargos de liderança, no caso do grupo de funcionárias; e nas nomeações para o corpo diretivo e deliberativo, no caso das associadas.

Seniores- Troca de experiências

Com o cenário brasileiro em constante mudança e aumento da população com mais de 45 anos, é importante promover ambientes

em que as novas gerações convivam em harmonia com as gerações mais velhas, produzindo soluções criativas e adaptáveis. O programa de inclusão e diversidade reforça essa ideia e promove ações para criar um ambiente propício para todas as gerações terem seu potencial                                               valorizado e suas contribuições acolhidas.

O programa Pinheiros Inclui vem trabalhando com seis ações transversais e interdisciplinares que perpassam pelos grupos:

Oportunidade igual

A oferta de vagas para postos de trabalho e prática esportiva como militante ou pré-militante, sempre que aplicável, deve ocorrer em plataformas e meios de comunicação direcionados para os grupos de inclusão.

Seleção livre de viés

A seleção deve ser feita por aderência aos requisitos do posto de trabalho ou seções esportivas, sem indicação de preferência de qualquer ordem por parte do selecionador.

Integração

Colaboradores e profissionais que atuam na linha de frente com outros colaboradores e atletas são preparados para promover respeito e acolhimento.

Acolhimento

Associados, colaboradores e atletas devem ser permanentemente sensibilizados e treinados para exercer respeito e acolhimento.

Comunicação inclusiva

A comunicação interna ou externa, geral ou direcionada deve utilizar abordagem e linguagem inclusiva, combatendo preconceitos e vieses inconscientes.

Ciclos de transformação

As ações devem ter objetivos específicos, monitoráveis, definidos ao longo do tempo, no sentido de promover o desenvolvimento dos indivíduos.

 

Assista a este vídeo, que é produto da parceria entre o Instituto Coca-Cola Brasil e a ONU

Direitos Humanos

 

Projeto #PraCegoVer

https://www.facebook.com/PraCegoVer/posts/1282608151769692/

 

Calendário inclusivo

http://www.ecp.org.br/calendario-inclusivo/