O Esporte Clube Pinheiros, dentro do seu papel de protagonismo perante a sociedade, possui um Programa de Inclusão e Diversidade – Pinheiros Inclui, desde novembro de 2019.
Por meio de uma pesquisa com o objetivo de conhecer o quadro de funcionários e suas percepções a respeito do tema diversidade, pode-se identificar o universo plural que temos no clube. Além disso, foram escolhidos, dentro do quadro de funcionários, embaixadores do Pinheiros Inclui que têm o papel de disseminar a política do programa, bem como seus conceitos e ações.
Organizações inclusivas oferecem condições de desenvolvimento para todos, dando oportunidades com equidade e reconhecendo que os diferentes trazem possibilidades de maior criatividade, inovação, dinamismo e excelência nas atividades do dia a dia, nos serviços prestados ao associado e na interação com a comunidade.
Para que o Programa de Inclusão e Diversidade seja abrangente e ajude a construir um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo, respeitoso, que reconhece cada indivíduo como de fato ele é, o Esporte Clube Pinheiros associou-se ao Instituto Ethos.
A associação nos permite acesso aos indicadores Ethos – uma ferramenta de gestão que possibilita o autodiagnostico da organização. Com base nas respostas dos questionários disponibilizados é gerado um relatório que servirá como parâmetro para o planejamento das ações e estabelecimento de metas para o avanço sustentável e responsável.
O Pinheiros Inclui abrange 5 grandes grupos que têm ações específicas em desenvolvimento:
Aprendizagem – Linha de partida
O programa para inclusão de jovens aprendizes já existe no ECP desde 2005. Inicialmente com postos de trabalho nas quadras de Tênis, passa agora a oferecer vagas em áreas administrativas e de atendimento aos associados. Os jovens e adolescentes encontram nessa oportunidade um meio para ingressar no mercado de trabalho, buscando seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, valorizando a educação e ganhando experiência no mundo corporativo.
Pessoas com deficiência – PcD – Além da lei
Entre as ações já desenvolvidas pelo clube está o PIP – Programa de Inclusão Pinheiros, destinado aos associados com deficiência intelectual, que promove a integração em atividades esportivas e de socialização. Outra proposta é aumentar a participação de pessoas com deficiência no quadro funcional, contratando profissionais desse grupo em diversos postos de trabalho. Assim o Pinheiros Inclui desenvolve ações tanto para oferecer mais atividades ao corpo associativo quanto para oferecer oportunidades de trabalho aos PcDs.
Raça – Todas as etnias
A diversidade étnico-racial no âmbito corporativo deve refletir a realidade do Brasil, um país em que tantas nacionalidades convivem em meio a diversas regionalidades. Essa miscigenação étnica acarreta uma complexidade cultural em grande escala, gerando desafios para tornar a sociedade cada vez mais inclusiva e igualitária.
Gênero – Espaço para todos
Promoção da equidade de gênero é um dos objetivos do Pinheiros Inclui. As mulheres representam 38% do quadro funcional e 52% do corpo associativo. Para que esse número de fato seja representativo, é preciso que as oportunidades sejam iguais em cargos de liderança, no caso do grupo de funcionárias; e nas nomeações para o corpo diretivo e deliberativo, no caso das associadas.
Seniores- Troca de experiências
Com o cenário brasileiro em constante mudança e aumento da população com mais de 45 anos, é importante promover ambientes
em que as novas gerações convivam em harmonia com as gerações mais velhas, produzindo soluções criativas e adaptáveis. O programa de inclusão e diversidade reforça essa ideia e promove ações para criar um ambiente propício para todas as gerações terem seu potencial valorizado e suas contribuições acolhidas.
O programa Pinheiros Inclui vem trabalhando com seis ações transversais e interdisciplinares que perpassam pelos grupos:
Oportunidade igual
A oferta de vagas para postos de trabalho e prática esportiva como militante ou pré-militante, sempre que aplicável, deve ocorrer em plataformas e meios de comunicação direcionados para os grupos de inclusão.
Seleção livre de viés
A seleção deve ser feita por aderência aos requisitos do posto de trabalho ou seções esportivas, sem indicação de preferência de qualquer ordem por parte do selecionador.
Integração
Colaboradores e profissionais que atuam na linha de frente com outros colaboradores e atletas são preparados para promover respeito e acolhimento.
Acolhimento
Associados, colaboradores e atletas devem ser permanentemente sensibilizados e treinados para exercer respeito e acolhimento.
Comunicação inclusiva
A comunicação interna ou externa, geral ou direcionada deve utilizar abordagem e linguagem inclusiva, combatendo preconceitos e vieses inconscientes.
Ciclos de transformação
As ações devem ter objetivos específicos, monitoráveis, definidos ao longo do tempo, no sentido de promover o desenvolvimento dos indivíduos.
Comitê de Inclusão e Diversidade