Ana Beatriz é ouro no cadete e seis do adulto ganham por equipe
Curitiba, Capital do Paraná, por alguns dias virou 100% esgrima, com as disputas do Campeonato Brasileiro Cadete, competição que está sendo realizada de forma paralela ao Campeonato Brasileiro Adulto Interclubes (CBI). E os esgrimistas do Esporte Clube Pinheiros estão entre os principais da competição. Bia Bulcão, por exemplo, conquistou mais um título Brasileiro, o sétimo da carreira. Outro ouro pinheirense foi de Ana Beatriz Fraga, no sabre, categoria cadete.
Bia Bulcão, que há bem pouco tempo ainda sonhava na conquista da vaga olímpica, não escondeu sua alegria pelo sétimo título Nacional no adulto individual, uma marca muito difícil de ser batida no florete.
“Gostei muito. Tive bastante dificuldade pois desde que cheguei em Curitiba estava passando mal do estômago. A dificuldade maior foi principalmente no individual não estava me sentindo muito bem e bastante fraca. Mas tinha uma boa estratégia e usei a minha experiência para chegar bem nos combates decisivos pois estava com muita vontade de ganhar”, disse a campeoníssima Bia Bulcão.
Na equipe também consegui fazer bons combates e mantivemos uma boa estratégia jogando todas pensando sempre em manter nossa estratégia. As meninas da minha equipe, eram bem mais novas do que eu mas tiveram muita disciplina tática foi bem legal de ver. Semana que vem começamos a preparação para o Campeonato Pan-Americano”, completou Bia Bulcão.
Títulos da Bia – Para entender um pouco mais da importância de Bia Bulcão na Esgrima, ela tem nada menos que sete títulos no individual adulto: 2014,2016,2018,2019,2021,2022,2024, mais 11 de base e por equipe.
PINHEIRENSES CAMPEÕES POR EQUIPE
Na disputa do sabre masculino por equipes, São Paulo faturou o título. A vaga na decisão foi contra os gaúchos, garantida pelos paulistas com uma vitória na semifinal por 45 a 10 sobre o Paraná. Na final, a conquista de São Paulo veio com um triunfo por 45 a 30 sobre o Rio Grande do Sul. A equipe campeã teve Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Érico Patto, todos do Pinheiros, mais Henrique Garrigós (Paulistano).
FEMININO – O título do florete feminino por equipes também foi decidido pelos conjuntos principais de São Paulo e do Rio Grande do Sul. E o time paulista, contando com as pinheirenses Bia Bulcão, Valentina Basso e Gabriella Vianna, mais Samara Silva (Paulistano). Na final, as paulistas venceram por 45 a 32.
Medalhistas do ECP no Brasileiro Interclubes
Ouro: Ana Beatriz Bulcão – Florete
Prata: Bruno Pekelman – Sabre
Bronze: Matheus Becker – Sabre
Medalhistas – Torneio Nacional – Cadete
Ouro: Ana Beatriz Fraga – sabre
Bronze: Luis Foschini – Florete
Bronze: Joaquim Peluso – Sabre
Imagem destacada: Bia Bulcão