Pan-Americano de Ginástica marca o retorno de Nory e Chico às competições

LIE 01
Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Depois de um longo período parados devido a pandemia, ginastas do Pinheiros disputarão em casa o Pan da modalidade, já pensando nos Jogos de Tóquio

Foi dada a largada para a Ginástica Artística rumo à Tóquio. Após mais de um ano sem competir, os atletas terão a oportunidade de readquirir o ritmo de competição e brigar por vagas individuais nos Jogos Olímpicos. A seleção brasileira, que já fez várias etapas de treinos ao logo deste ano, terá a vantagem de disputar o Campeonato Pan-Americano Adulto em casa. A competição acontecerá no Centro de Treinamento do Rio de Janeiro, onde a modalidade costuma se reunir.

Integrantes da delegação que defendeu o Brasil nas últimas Olímpiadas (Rio-2016), os pinheirenses Arthur Nory, bronze no solo e Francisco Barreto Jr, quinto colocado na barra fixa integrarão o time brasileiro no Pan de Ginástica e brigarão para estar em mais uma Olímpiada. Ambos ainda ficaram em sexto lugar na prova por equipes nos Jogos Rio 2016.

O Pan-Americano será disputado a partir desta sexta (04) até domingo 0(6). Para os amantes da ginástica, será possível acompanhar ao vivo pelo Canal Olímpico, da TV NSports ou pelo SporTV. O Brasil, que faz parte da subdivisão 2, ao lado de Argentina e Estados Unidos, inicia as apresentações às 16h17.

Na quarta-feira (02) os atletas realizaram os treinos de pódio, que serviu como aquecimento e de parâmetro para que a comissão técnica fizesse os últimos ajustes e definisse em qual aparelho cada ginasta irá focar na competição. De acordo com o coordenador da seleção de ginástica artística, Marcos Goto, a estratégia adotada para o Pan está totalmente ligada a preparação e busca da vaga nos Jogos de Tóquio.

“Montamos uma equipe competitiva e que está buscando mais uma vaga para os Jogos Olímpicos. Na composição priorizamos os atletas que são elegíveis a vaga. O Caio, que continua se preparando para o individual geral, completa a equipe. Nory e Francisco se complementam, fechando a quarta nota. Seguimos com o plano de preparação, pensando na competição por equipe e visando à conquista de mais uma vaga”, explica o treinador.

Vale lembrar que além dos homens, o Pan-Americano de Ginástica também contará com uma equipe feminina, também na disputa olímpica para Tóquio.

Confira a equipe masculina completa e qual aparelho cada um irá disputar:

Arthur Nory – Barra Fixa, Solo e Salto

Arthur Zanetti – (apresentou dor no ombro direito há três dias e, apesar de a lesão não incapacitar o atleta, a opção foi por poupá-lo).

Caio Souza – Individual Geral (seis aparelhos)

Diogo Soares – Individual Geral (seis aparelhos)

Francisco Barretto Jr. – Cavalo com Alças, Paralelas e Argolas

Tomás Rodrigues – Individual Geral (seis aparelhos)

A modalidade Ginástica Artística do Pinheiros conta com a parceria das marcas: Unilever, Unip, Performance Nutrition, além do Comitê Brasileiro de Clubes, Lei de Incentivo ao Esporte, Secretária Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

 


LIE 01