O Clube celebra, este ano, 12 décadas e a festa será mais que especial. Com uma série de ações que extrapolam o mês de setembro e começam em junho, os associados conhecerão os principais fatos, por década, com intervenções que destacam os marcos históricos e levam importantes momentos do Pinheiros para o dia a dia dos pinheirenses. Além disso, foi criado um logo especialmente para a comemoração. Relembre como surgiu essa tradição de dar os parabéns para o Clube.
↑ Programa do Hexatlo Atlético no primeiro aniversário do Clube, em 1900
A comemoração do primeiro ano do então Sport Club Germania contou com competição na Chácara Witte, no Bom Retiro, na época em que o ECP ainda não tinha sede própria e suas atividades ocorriam em diversas áreas da cidade. No acervo do Centro Pró-Memória há um documento em alemão com o programa do Hexatlo Atlético que integrou as comemorações do 1º aniversário.
↑ Associados comemoram o aniversário de 25 anos
Os 25 anos foram comemorados já na antiga Chácara Itaim, às margens do Rio Pinheiros, na atual sede do Clube. Com a compra do terreno, o ECP foi crescendo e desenvolvendo suas atividades. O cinquentenário contou com a presença ilustre do fundador do Pinheiros: Hans Nobiling. Além disso, nesta comemoração o ECP estava nacionalizado e com o nome atual.
↑ Comemoração dos 100 anos do Clube
Ao completar 100 anos, o Clube ganhou a maior festa já organizada, com um mês de intensas atividades internas e externas que envolviam todos os departamentos do Clube. Apenas para citar algumas delas, foi lançado um livro histórico baseado em depoimentos do Museu Oral, concerto com a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Coral Renascença e Coral Lírico da ULM, na Sala São Paulo.