Judocas pinheirenses iniciam o ano com grande desafio

LIE 01

O ano olímpico começou com tudo para o judô brasileiro e por consequência para os judocas pinheirenses, que marcam presença na equipe sênior do país. Depois de uma pequena pausa para as festas de final de ano, os atletas se apresentaram esta semana em Pindamonhangaba para concentração, visando o World Master de Doha.

As disputas que acontecerão de 11 a 13 de janeiro, em Doha no Catar, não só abre o calendário de competições do ano, como é uma das mais importantes do Circuito Mundial. No total podem ser distribuídos até 1.800 pontos (campeões) no ranking mundial classificatório para os Jogos. Apenas os 36 melhores do mundo em cada categoria de peso recebem o convite para lutar este tipo de evento.

Geralmente o World Master acontece no final de cada temporada, mas devido as adaptações em várias competições de diversas modalidades e por todo o mundo, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Master de judô acabou sendo reagendado para esta nova data. Com a mudança a seleção de judô precisou também repensar suas estratégias na preparação dos atletas, pensando principalmente no fato da disputa ser logo após o período de festas.

A cidade de Pindamonhangaba, no interior paulista já é a casa dos judocas brasileiros, mas em período de pandemia a concentração deles antes de embarcar para a competição é ainda mais importante para dar continuidade aos treinos e minimizar os riscos de contaminação. Além de respeitarem todos os protocolos de segurança durante este período de concentração, antes de embarcarem todos os membros da delegação brasileira precisaram apresentar dois testes (RT-PCR) negativos para COVID-19. Ao chegarem no evento, todos serão novamente testados e cumprirão o isolamento de 24h. E dando continuidade aos cuidados, na véspera da luta haverá um novo teste.

No total 18 judocas representarão o Brasil na competição, dos quais 8 são do Pinheiros. Confira a lista dos pinheirenses e suas respectivas posições no ranking mundial:

Eric Takabatake (60kg) – 10º no ranking

Phelipe Pelim (60kg) – 32º no ranking

Willian Lima (66kg) – 28º no ranking

Eduardo Yudy Santos (81kg) – 18º no ranking

Rafael Silva ( 100kg) – 6º no ranking

 

Larissa Pimenta (52kg) – 8ª no ranking

Maria Suelen Altheman (81kg) – 2ª no ranking

Beatriz Souza (81kg) – 6ª no ranking

 

Foto: Divulgação CBJ


LIE 01