Sala do carteado recebe gestores, treinadores e técnicos de diversas modalidades esportivas para assistirem palestras sobre regras e demais assuntos do novo ciclo Olímpico Los Angeles 2028
Nesta segunda-feira (7), a sala do carteado, no 1º andar da Sede Social do Esporte Clube Pinheiros, foi palco da palestra “Investindo no Futuro dos Atletas”. O evento contou com a presença de gestores e técnicos de diversas modalidades esportivas do Clube com o objetivo de orientá-los sobre regras, legislação, contratos e demais assuntos para o novo ciclo Olímpico 2028.
O evento foi organizado por Eduardo Lins, responsável pela área administrativa dos esportes Olímpicos e Formação. “A construção da palestra tem objetivo de traçar planos para a próxima Olimpíada em 2028 e entender o esporte um pouco mais amplo, abordando a carreira dos atletas. Reunimos todas as áreas administrativas, foi algo idealizado por nós para conversamos e estarmos na mesma página com todas as informações para 2028”, explica Eduardo.
O primeiro palestrante da noite, foi Felipe Ezabella, advogado do Pinheiros. O doutor explicou como funciona a parte contratual e legislativa. “A ideia hoje é bater um papo com gestores, técnicos e diretores do Esporte Clube Pinheiros a respeito dos contratos, da legislação esportiva e dos tipos contratuais que utilizamos aqui no clube e porquê utilizar um contrato e não o outro dentre os formatos que temos aqui, tais como: formação de atletas, qualidade pode ser utilizado, contrato de licença e uso de imagem, contrato de prática esportiva, entre outros assuntos”, conta Ezabella.
Felipe Ezabella
Foto: Divulgação/ECP
Daniela Rebello, advogada, foi a segunda palestrante da noite. Doutora e especializada na área de Imigração desde 2004 e de atletas a partir 2014, traçou um breve histórico da legislação brasileira sobre o a Nova Lei de Migração 13.445/2017 referente a mudança de estrangeiro para migrante e destacou que, com a nova Lei, o imigrante passa a ser sujeito de direitos e obrigações, e prioriza-se a defesa dos direitos humanos.
Sabrina Vitório, foi a terceira palestrante da noite. A graduada em Educação Física, faixa preta em judô e pós-graduada em Projetos e Programas Sociais, abordou o tema “Programa Bolsa Atleta no Contexto Esportivo Nacional”. Na apresentação, a educadora apresentou como funciona o sistema e a atuação de formação no esporte, além de explicar sobre valores, períodos e modalidades dos atletas que são contemplados e patrocinados pelo programa durante o ano.
A última palestrante do dia foi Nadia Merli, atleta profissional de judô pelo Pinheiros no ciclo Olímpico Rio 2016. Fundadora do Carreira de Campeão, a judoca apresentou o tema “Gestão de atletas com recursos humanos”.
“A primeira cosia que fiz quando cheguei foi passar no judô para encontrar meus Senseis, foi uma honra. Poder apresentar e falar sobre o tema que estou abordando e me especializando é gratificante. É uma honra ser palestrante e passar essa visão da gestão da carreira esportiva, na visão de atleta, junto com as especialidades que estou fazendo”, conta a judoca.
Palavra do Presidente
Carlinhos Brazolin, presidente do Esporte Clube Pinheiros, ressaltou a importância da palestra para o próximo ciclo Olímpico Los Angeles 2028. “O Pinheiros está crescendo em diversos aspectos. Não que antes não se pensasse nisso, mas o mundo muda muito. A proteção ao clube é muito importante e hoje temos quatro profissionais excelentes orientando nosso pessoal. É muito importante o Pinheiros estar sempre protegido”, finalizou Carlinhos.