Organograma

Composição da Diretoria

Presidência

Presidente

Carlos Alexandre Brazolin

Carlos Alexandre Brazolin iniciou sua trajetória no Pinheiros em 1978 como atleta militante do Basquete. Em 1979 foi campeão da categoria mini e em 1981, campeão brasileiro infantil pela seleção paulista. No mesmo ano se tornou associado do ECP. Em 1982 seguiu outros rumos para brilhar com vários títulos em Campeonatos Paulistas.

Pela Seleção Brasileira, foi campeão sul-americano infanto-juvenil e juvenil, o que lhe ofereceu a oportunidade de ganhar bolsa de estudos nos EUA, para onde viajou em 1987. Ganhou diversos títulos pela West Texas A&M University, onde se formou engenheiro tecnológico e depois fez MBA. Retornando ao Brasil em 1994, jogou novamente pelo Pinheiros e encerrou sua carreira em 1995.

Profissionalmente, Brazolin possui seis lojas de roupas distribuídas em São Paulo e Campos de Jordão, além de uma Enoteca também em Campos de Jordão.

Vice-Presidente eleito no ano de 2021, Brazolin foi eleito Presidente da Diretoria para o biênio 2023/2025.

Vice-Presidente

Ney Roberto Caminha David

Associado há mais de 40 anos, Ney Roberto Caminha David está no quarto mandato como Conselheiro. É advogado formado pela Universidade Mackenzie e vem de uma família de pinheirenses, cujos pais frequentavam o Clube quase que diariamente. Atualmente, seus familiares continuam fazendo do Pinheiros um segundo lar.

Com participação em diversas Diretorias e em Comissões Processantes, sempre com o intuito de buscar um Clube ainda melhor para os associados, ocupou a Diretoria de Patrimônio e a Consultoria da Presidência para Assuntos Jurídicos no biênio 2019/2021 e a Diretoria de Relações Esportivas entre 2021 e 2023.

Atualmente é Vice-Presidente de Relações Trabalhistas do Sindi Clubes e Diretor Jurídico da ACESC – Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo.

Ney David foi eleito Vice-Presidente da Diretoria para o biênio 2023/2025.

Assessoria de Planejamento

Rodrigo Ferreira Lara

Rodrigo Lara é associado do Pinheiros desde a infância, assim como seus filhos, pais e avós. Cresceu praticando polo aquático e conquistou diversos títulos estaduais e nacionais. Como atleta máster, conquistou a prata no Mundial da FINA de 2014, em Montreal, e o bronze no Mundial da FINA em 2015, em Kazan.

Conselheiro desde 2014, foi membro da Comissão de Esportes nos biênios 2014/2015 e 2018/2019. Contribuiu para a área de Planejamento como Diretor Adjunto no biênio 2019/2020 e participou das Comissões Especiais para Revisão do Orçamento e de Atualização do Ordenamento em 2021/2022. Integrando a Diretoria Executiva foi nomeado Assessor de Planejamento da Presidência para o biênio 2023/2025.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, no ano de 1996, Rodrigo concluiu seu MBA pela Harvard Business School em 2002. Trabalhou nos Bancos de Investimento Patrimônio, JPMorgan Chase e Goldman Sachs e no Grupo Votorantim. Construiu uma nova empresa no setor de cimento e, atualmente, é Diretor Financeiro de uma empresa de biotecnologia.

Diretoria de Área Administrativa

João Luís Gagliardi Palermo

João Luiz Gagliardi Palermo é Diretor da Área Administrativa do Esporte Clube Pinheiros desde maio de 2021. Seus principais desafios e realizações foram idealizar e implementar a reestruturação da equipe de RH e mapear as estruturas de gestão de todas as Diretorias, fortalecendo um modelo de gestão profissional.

Engenheiro de desenvolvimento de produto, Coordenador de vendas técnicas, Gerente de vendas e exportação e Diretor comercial, Palermo desenvolveu sua carreira profissional em empresas líderes de seus segmentos, sendo reconhecido pela habilidade de criar e executar planos de negócios, além de gerenciar equipes multifuncionais, desenvolver soluções e tomar decisões com foco na melhoria de processos.

Associado do ECP desde 2007, pratica Boliche nas equipes mistas e masculina, faz dança de salão e participa dos eventos sociais e festas comemorativas em datas tradicionais com sua família.

Diretoria de Área Cultural

Antônio Carlos Foschini

Antônio Carlos Foschini tornou-se associado do Clube em 1965. Ele é economista e participa das atividades pinheirenses desde sua juventude, assim como sua esposa e três filhos, praticantes em diversas seções esportivas como Ginastica, Fitness, Futebol, Natação e Polo Aquático.

Passou a atuar efetivamente na agenda administrativa e política do Clube em 2006 e ocupou diversas posições no Conselho Deliberativo e na Diretoria.

Foi suplente no Conselho nos anos de 2006, 2008 e 2010, sendo empossado em todos, além de ter sido Secretário da Comissão Especial de assessoria da Presidência do Conselho em 2006; foi eleito Conselheiro para os períodos de 2012 a 2018 e 2018 a 2024.

Também ocupou funções na Comissão Permanente de Sindicância, sendo Presidente da Comissão no biênio 2012-14, Secretário entre 2018 e 2020 e membro nos períodos entre 2010-12 e 2014-16.

Foschini ocupou a Diretoria Adjunta de Marketing no biênio 2007-09 e a Diretoria Adjunta para Contratos, na área Financeira, no biênio 2021-2023. Na atual gestão, foi nomeado para a Diretoria de Área Cultural no mês de junho de 2023.

Diretoria de Área de Esportes Associativos

Maria Cristina Machado de Araújo

Diretoria de Área de Esportes Coletivos e Raquetes

Fabio Prado Ferraro

Diretoria de Área de Esportes Individuais e Aquáticos

Marcos Macedo Maynard Araújo

Marcos Maynard é associado do Esporte Clube Pinheiro desde os anos 50.

Em 1964, bateu os recordes de 50m nado livre e borboleta no Torneio Infanto-juvenil de

Natação e foi campeão Paulista de Polo Aquático.

Em 1974, foi campeão Sul-Americano de Polo Aquático.

Entre 1974 e 1977, foi campeão Paulista e Brasileiro de Polo Aquático.

Em 1977, tornou-se atleta benemérito do ECP e foi eleito Conselheiro.

Entre 1997 e 2019, como atleta Master, participou de vários Campeonatos Pan-Americanos e Mundiais. Em 2013 e 2018, foi campeão Pan-Americano nos Estados Unidos.

Em 2019, em Gwangju, Coreia do Sul, foi vice-campeão Mundial.

Maynard foi Diretor de Esportes do ECP entre 2007 e 2013. Em 2015, assumiu a Diretoria de Polo Aquático da CBDA e, em 2021, foi convidado a voltar à Diretoria de Esportes Aquáticos e Individuais do ECP, onde está até hoje.

Músico, advogado formado na Universidade Mackenzie e administrador de empresas pela FMU, foi Diretor Artístico da CBS (hoje Sony), Diretor Geral da Sony México, Presidente da Polygram no Brasil e, em 1997, foi para os EUA dirigir a Polygram Latino e México.

Em 1999, retornou ao Brasil para presidir a Abril Music. Em 2004, assumiu a Presidência da EMI no Brasil e desde 2007 dirige seu próprio selo, a Maynard Music.

Diretoria de Área Financeira

Gervásio Ângelo Teixeira

Gervásio é associado do Esporte Clube Pinheiros desde 2002, quando retornou ao Brasil depois de alguns anos trabalhando no exterior. Ele é praticante assíduo das modalidades de Tênis, Futebol e Natação, além de frequentar diversos ambientes do Clube.

Iniciou seus trabalhos na gestão quando atuou como voluntário na visita da Comissão Olímpica Chinesa, em 2016, tornando-se então Diretor Adjunto de Voluntariado no ano seguinte. Posteriormente, em 2019, assumiu como Diretor Adjunto de Suprimentos e, em 2021, como Diretor Adjunto de Natação Adulto e Master. Em 2022, tornou-se Diretor de Área Financeira, função que ocupa até a presente data.

Gervásio iniciou sua carreira como auditor externo na empresa KPMG, em seguida trabalhou no Citibank, onde permaneceu por 24 anos. Pelo Citibank, trabalhou oito anos no exterior, passando por países como Estados Unidos, Inglaterra, China, Cazaquistão e Jordânia.

Gervásio cursou Economia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Letras na Universidade São Francisco e possui MBA pela FIA-USP.

Diretoria de Área Jurídica

José Luiz Toloza Oliveira Costa

José Luiz Toloza Oliveira Costa é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) desde 1977, mesmo ano em que foi inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP).

Foi aprovado em concursos públicos, em 1981, para ingresso nas carreiras da Magistratura e do Ministério Público Paulistas, e optou pela primeira. Foi Juiz de Direito Substituto na Comarca de São Vicente, atuando na Vara Criminal respectiva, Juiz de Direito Titular nas Comarcas de Caconde, 1ª Vara de Itaquaquecetuba, 1ª Vara Criminal e do Júri de São Caetano e 1ª Vara Criminal da Capital e do Foro Regional do Jabaquara. Convocado pela Presidência do extinto Tribunal de Alçada Criminal do Estado (TACrim–SP), atuou como auxiliar.

Com a aposentadoria, passou a exercer a Advocacia, concluindo extensão acadêmica pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), atividade que mantem atualmente.

Na Administração Pública, exerceu os cargos de Diretor Vice-Presidente da COHAB – Cia. Metropolitana de Habitação de São Paulo, Procurador Geral, Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Diretor Jurídico da Câmara Municipal de São Caetano do Sul.

Acumulou experiência política-associativa com início no Centro Acadêmico XXII de Agosto e na Atlética da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde exerceu as funções de Secretário Geral e Vice-Presidente.

Sócio do Esporte Clube Pinheiros há mais de 65 anos, é Conselheiro desde 1976. Foi Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, Diretor de Relações Sociais, Diretor de Recursos Humanos e Diretor Jurídico em três gestões. Exerceu ainda as funções de Diretor Jurídico da ACESC – Associação dos Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo.

Diretoria de Área de Marketing Esportivo

Gilberto Ratto Ferreira Leite

Com mais de duas décadas de experiência em marketing esportivo, Gilberto Ratto atuou como Diretor da CBF, do São Paulo Futebol Clube e da Alpargatas. É formado em Comunicação Social e Marketing, com Educação Executiva em Negócios de Entretenimento, Mídia e Esporte.

Seu desafio inicial no Clube foi idealizar e implementar a Diretoria de Marketing Esportivo com um modelo de gestão profissional e alinhado às melhores práticas de mercado. Seus principais objetivos são expandir a presença do Clube no mercado esportivo, estabelecendo relacionamento mais próximo com grandes empresas, aumentar a visibilidade da marca, atrair fãs engajados e criar parcerias estratégicas para tornar o Clube mais atrativo, além de propor uma nova linha comercial visando incremento de receitas com patrocínios. Faz parte do plano também liderar um processo de reposicionamento da marca Pinheiros como o Clube mais Olímpico do Brasil.

Pinheirense desde a infância, Ratto praticou diversas modalidades esportivas, incluindo Futebol, Futevôlei, Judô e Tênis. Tem orgulho das suas participações na Cadíada, promovida pelo CAD. Na adolescência, jogou Voleibol e Futebol, posteriormente tornando-se Diretor de Futebol Society e participando da implementação das primeiras quadras de areia do Clube, se tornando o 1o Diretor de Futevôlei do ECP.

Atualmente, treina Futebol e frequenta o Fitness, além de acompanhar ativamente seu filho em atividades como Futebol, Skate, Saltos Ornamentais, Atletismo e Natação. Sua esposa participa das aulas de Beach Tennis e de Ginástica, e seus pais são ativos no Boliche, na Sinuca e no Vôlei.

Diretoria de Área de Marketing Institucional

Roque Antonio Horta de Ferreira Mendes

Sócio por 25 anos, fui eleito como conselheiro e atualmente sou o Diretor de Marketing Institucional do clube. O clube é minha segunda casa, semanalmente jogo tênis, futebol, beach tênis e faço fitness. Meus filhos (30, 27 e 15) estudaram na escolinha da Tia Lucy e participam do futebol do clube desde o sub 9. Hoje eu faço parte da seleção de futebol 54+ e sou técnico da categoria Senior no futebol adulto.

Sou formado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, e trabalho nas áreas de Marketing, Comercial e Comunicação há mais de 30 anos, tendo atuado em empresas líderes em seu segmento, onde tive a oportunidade de trabalhar e gerenciar uma marca fora do pais, para posteriormente lança-la no Brasil, ou seja, desde sempre trabalhei com marketing esportivo. Atualmente, sou o Diretor de Negócios da Vicar Brasil (Stock Car, Stock Series, F4 Brasil FIA, TNBR e TCR South América), e sou o Vice-presidente de Marketing da Associação Patrocínio Brasil.

Como Diretor de Marketing, além da captação de diversos e substanciais patrocínios para o clube, tanto na área esportiva, quanto na social / cultural, estamos em andamento com a organização da marca (Projeto completo de Branding), promovemos a normatização dos uniformes do clube (linguagem única em todas os esportes) e também alteramos o layout do estacionamento da Tucumã (com o nome de esportes ao invés de cores).

Diretoria de Área de Operações

Dante Boccuto Junior

Associado do Clube desde 1960, Dante já participava das atividades pinheirenses durante a adolescência. No Futebol, integrava o grupo Dente de Leite, com campeonatos internos e formação de seleção do esporte. Também praticou Tênis e Squash.

Para focar nos estudos e na vida profissional, distanciou-se do Clube por algum tempo, até retornar para acompanhar as filhas em atividades do CAD, Natação, Vôlei e aulas no Jardim de Infância da Tia Lucy. Nessas ocasiões, participava como associado frequentador.

Nos últimos 15 anos, passou a atuar mais ativamente nas questões administrativas e na vida política do Clube, participando das reuniões do Conselho Deliberativo e se inteirando sobre a complexidade do espaço. Em 2016, foi eleito Conselheiro. Em julho de 2017, tornou-se Diretor-Adjunto para Serviços Gerais. Foi convidado pela Presidência para participar como Diretor de Área das gestões 2019-21 e 2021-23. Estará honrando, mais uma vez, os trabalhos iniciados anteriormente, agora na gestão 2023-25.

Engenheiro Civil formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui pós-graduação em Administração de Empresas pelo CEAG-FGV/SP e MBA em Controladoria pela FEA-USP. Atuou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Rhodia, Tintas Coral e Dorma (atual dormakaba), onde foi estatutário. Também foi responsável pela gestão das linhas de produtos no mercado de construção civil, focado nos segmentos de aeroportos, hotelaria, hospitalares, edifícios corporativos e indústria. Na última década atuou na gestão de contratos de manutenção preventiva em grandes organizações e, atualmente, possui uma empresa de consultoria e representação para construção civil e gestão de contratos, em especial para multinacionais.

Diretoria de Área de Patrimônio

Gerson Aguiar de Brito Vianna

Gerson Vianna tem 73 anos, é engenheiro civil e administrador de empresas. Já foi sócio e diretor técnico responsável por uma empresa de construção em São Paulo, com atuação em todos os ramos da construção civil.

É associado do ECP há 28 anos e praticou Futebol de Campo e Tênis. Atualmente, é coordenador de uma equipe de Futebol Master. Gerson é Conselheiro e foi Diretor Administrativo na gestão 2019/2021 e Diretor de Patrimônio na gestão 2021/2023.

Como militante do Pinheiros, foi campeão paulista e brasileiro de voleibol infantil na década de 60 e também praticante de Natação, Futebol de Salão e outros esportes.

Gerson é membro do Conselho Fiscal do SindiClube há mais de 15 anos e foi Conselheiro, Diretor de Obras e Presidente de outro clube poliesportivo de médio porte na cidade de São Paulo.

Diretoria de Área de Relações Esportivas

Fernanda Fonseca Themudo Wissenbach

Fernanda é associada do Pinheiros há 45 anos. Ela defende as cores do ECP jogando futebol pela Seleção Feminina, na qual conquistou diversos títulos interclubes, dentre eles o Campeonato Brasileiro Interclubes de FUT7. Há 2 anos, retornou ao Tênis, seu esporte de infância.

Frequenta diariamente o Clube com seu marido e suas duas filhas, que estudaram na Tia Lucy e, hoje, praticam diversas atividades como CAD, Natação e Ginástica Artística.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie em 2001, é sócia-diretora e administra sua empresa de arquitetura e gerenciamento desde 2009. 

No ECP, sempre colaborou com a diretoria do futebol feminino e iniciou sua participação no conselho deliberativo em 2020, até ser convidada para integrar esta diretoria.

Diretoria de Área de Relações Institucionais

Gilberto Maria Rossetti

Gil Rossetti é associado do Pinheiros desde 1978. Frequentou a escolinha da Tia Lucy, aprendeu a nadar com a Tia Rita e jogou no terrão onde hoje é o Campo B de futebol.

A quarta geração da família de Gil já está no Clube. Hoje, seus filhos João Pedro e Rafael representam o Pinheiros, nacional e internacionalmente, pela Natação e pelo Futebol.

Sua vida esportiva foi dedicada ao Hipismo, especialmente na modalidade olímpica CCE – Concurso Completo de Equitação. Foi Campeão Paulista e Brasileiro nas categorias de base e integrou a seleção brasileira desde a base até a idade adulta, representando o Brasil em campeonatos Sul-americanos e na Europa. Atuou como Conselheiro da Sociedade Hípica Paulista entre 2006 e 2022, tendo sido Secretário do Conselho entre 2008 e 2012, e Diretor Secretário entre 2014 e 2016.

Advogado formado pela Universidade Mackenzie, atua em seu escritório desde 1999. Foi membro da 4ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP. É Conselheiro do ECP desde 2020, participou da 3ª Comissão de Ética e Disciplina e da Comissão Permanente Jurídica do Conselho Deliberativo. É Coordenador da categoria sub-16 do Campeonato Interno do Futebol Menor e Patrono da atual Seleção de Futebol sub-15.

Diretoria de Área de Restaurantes

André Novaes Patury Monteiro

Diretoria de Área Social

Raul Leite Mota e Silva

Associado há mais de 50 anos e conselheiro há oito, Raul é Diretor da Área Social do ECP desde 2017.

Defendeu o Pinheiros como atleta de Tênis, modalidade que iniciou aos sete anos, a partir da Escolinha do ECP, e seguiu até os 20 anos, conquistando torneios em diversas categorias e classes.

É formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Marketing pela UCLA (USA).

Trabalhou por 3 anos em hotelaria na rede norte-americana Sheraton, na área de Marketing, e atuou durante 22 anos como executivo no mercado de eventos, loyalty, ativação, incentivo e promoção nas agências de live marketing Incentive House (Grupo Accor), Total On Demand (Grupo TotalCom/Fischer), Mark Up e Cia Group.

Desde 2015 é sócio de três empresas: Avent7, Essencia Live Mkt (Infinity Band) e Bikecina.

Departamento de Assistência Social

Presidenta do DAS

Centro Pró-Memória Hans Nobiling

Coronel Synesio Alves de Lima

Composição Completa