fbpx

Futsal: a paixão nacional “indoor”

Apesar do futebol ser a modalidade que os brasileiros mais praticam, é no futsal que muitos atletas despertam para o esporte

Considerado o esporte mais popular do mundo, e uma paixão nacional, o futebol é um dos esportes mais democráticos, sendo possível adaptá-lo em vários contextos. Sem a necessidade de um espaço e uma bola oficiais, o Futebol é uma das modalidades mais praticadas no Brasil. Afinal, “quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol”?

Apesar da sua popularidade jogado no campo, na prática existe uma outra modalidade que acaba atraindo mais adeptos, principalmente no ambiente escolar: o futsal.

Com uma quantidade menor de jogadores, 5 ao invés de 11, sendo um goleiro e quatro na linha, além de outras diferenças como o tempo de uma partida: dois tempos de 20 minutos com intervalo de 10 minutos, sem limite de substituições de jogadores. Além da principal diferença, jogado em uma quadra, ao invés do campo. O futsal é a versão “indoor” do futebol, como o próprio nome anterior da modalidade revela: futebol de salão.

“O futsal acaba sendo o mais praticado do que o futebol porque há no país, um número muito maior de quadras em relação aos campos. Quase todas as escolas têm uma quadra, e apenas algumas possuem campo. Assim, praticamente todas os jovens em idade escolar, mesmo as que gostam de jogar ou assistir futebol de campo, acabam tendo mais acesso ao futsal”, afirma Adriano Polesi, desde 2008 no Pinheiros como assistente administrativo do futsal.

Realmente o futsal marca presença nas escolas, é uma das modalidades tradicionalmente oferecidas na educação física, e que, inclusive, costuma ser uma das aulas mais aguardadas pela criançada. Além da questão lúdica, oferece múltiplos benefícios, por ser uma atividade física que mexe com todo o corpo. A modalidade também exerce influência na formação social de seus praticantes.

“O futsal agrega espirito coletivo. Entender que tem regras, que é necessário ter disciplina e respeitar colegas e adversários. O atleta aprende a controlar suas emoções diante das vantagens e desvantagens, das vitórias ou das derrotas. Ensina a pessoa a se relacionar melhor entre diferentes faixas sociais, principalmente em competições e em viagens. É um aprendizado para toda a vida”, completa Adriano Polesi.

Futsal Pinheirense

No Pinheiros o futsal é oferecido desde 2008 e contempla jovens de 10 a 17 anos, estando dividido em quatro categorias:

– Sub11: meninos de 10 e 11 anos;

– Sub13: meninos de 12 e 13 anos;

– Sub15: meninos de 14 e 15 anos;

– Sub17: meninos de 16 e 17 anos;

Treinos

Os treinos geralmente acontecem no Ginásio Azul ou na quadra de handebol e as turmas contam com o apoio de profissionais especializados na modalidade, desde técnicos a fisioterapeutas. As equipes pinheirenses costumam inclusive representar o clube em competições, como campeonatos realizados pelo SindiClube e outros similares. Entre as conquistas do Pinheiros estão os títulos de: Bicampeão na Série Ouro da Copa Sindiclube, com a categoria Sub17 (2012 e 2019); Campeão na Série Ouro da Copa Sindiclube, com a categoria Sub13 (2013); Campeão do Torneio Circuito das Águas, em Serra Negra (SP), nas categorias Sub13, Sub15 e Sub 17 (2017, 2018 e 2019).

Prática para associados

Para os associados que tiverem interesse em praticar o futsal, basta procurar a administração da modalidade, em um treino no horário que seja compatível ao de sua faixa etária. Após a um ou dois treinos de adaptação, caso haja interesse, será indicado que confirme sua inscrição na atividade, para passar a fazer parte da equipe oficialmente.

Seletivas para não-associados

O clube também oferece oportunidade para meninos que tenham interesse em jogar futsal, mesmo não sendo associados. No caso de não-associados, são realizadas seletivas, que geralmente ocorrem entre os meses de fevereiro e março, divulgadas nos canais do clube. Os candidatos passam por uma avaliação e de acordo com o desempenho, podem ser chamados para compor as equipes.

Para Adriano, não existe restrição para quem quer iniciar no futsal, sendo a única e primordial exigência, a vontade de jogar. “Para praticar futsal tem que ter vontade de aprender. É necessário ter disciplina, é uma modalidade que exige grande intensidade, porque é um jogo de velocidade, não é um jogo lento, é preciso ser um atleta que tenha reação rápida, raciocínio rápido, mas acima de tudo precisa ter vontade. Se tiver vontade de aprender, tem quem ensine e assim você será um bom atleta”.

Confira mais informações sobre a modalidade: Aqui